Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 Erros clássicos de quem começa a empreender

6 Erros clássicos de quem começa a empreender

Especialista revela os enganos que mais acompanham novos empreendedores

Que atire a primeira pedra quem nunca escutou o dizer popular “É errando que se aprende” ou não se deparou com histórias de empreendedores que fecharam as portas, perderam dinheiro antes mesmo de ver o negócio decolar? Pois é, situações como essas são mais comuns do que se imagina. Ao passo em que o mercado vem tentando recuperar fôlego – mesmo com uma economia sensível e preocupante -, uma nova era de empreendedores está aí para provar que é no mar agitado que se lança as redes para atrair as melhores oportunidades.

Números divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), em 2015 o setor de Franchising criou mais de 90 mil postos de trabalho no país. Já dados da Rizzo Franchise, no Balanço do Franchising de 2015, mostra que, atualmente, o mercado é composto por mais de 3 mil franqueadores e as franquias são responsáveis por quase um décimo de toda a riqueza gerada pelo país, representando 9,9% do PIB brasileiro.

Para elucidar as principais dúvidas de quem vai começar ou já está empreendendo, Luciano Lugli, sócio fundador do Grupo E-Lar, dono da marca Especialista do Lar, com expertise na área de Gestão Estratégica de Negócios e Gerenciamento de Projetos, conta quais são os erros mais comuns que muitos cometem ao dar o primeiro passo e dá dicas para não entrar contramão dos negócios.

1) Não procuram estudar. A pessoa que quer abrir uma franquia, antes de mais nada, precisa pesquisar, entender o mercado e conhecer as marcas ofertadas, é importante saber os detalhes e analisar se a empresa tem muitas reclamações nos fóruns de discussão, a percepção dos clientes em páginas nas redes sociais também pode ser uma boa opção de fácil acesso. É essencial conhecer as regras, a filosofia da empresa, dinâmica e a estrutura do franchising. Para isto, existem várias escolas e instituições que, por um preço acessível, oferecem treinamentos para o futuro empreendedor.

2) Não se preparar financeiramente. É um erro muito comum de quem começa a pensar em empreender. Antes de assinar um contrato é necessário fazer os estudos financeiros para não ter surpresas após o início das operações. Ter conhecimento e a realidade financeira que implicará em ter uma franquia aumenta, sem sombra de dúvidas, o índice de sucesso.

3) Não saber o papel do franqueador. O franqueado precisa sempre participar de assuntos que são de interesse corporativo, mas, na maioria das vezes, o franqueado cuida apenas da sua franquia, ele desconhece o todo. Ele precisa saber que, em muitos momentos, não terá voz ativa e as decisões tomadas pelo grupo impactam de forma positiva ou negativa. Uma pessoa que sempre sonhou em ter liberdade, e não gosta de seguir regras, com certeza terá dificuldades em ser um franqueado.

4) Achar que o negócio está garantido. As pessoas pecam na abertura de uma franquia por achar que existe uma segurança para o sucesso ou que o modelo de franchising é uma garantia só porque o contrato foi fechado. O sucesso depende, sobretudo da troca de informações, apoio que deve ter dos dois lados, dedicação do franqueado, suporte e treinamento para administrar, fazer controles financeiros, operacional e comercial. Este tipo de treinamento é aplicado por empresas sérias que buscam desenvolver potenciais empreendedores.

5) Dedicar pouco tempo à franquia. Abrir uma franquia não significa trabalhar menos ou pouco, significa ser dono de um empreendimento e, todo negócio, requer dedicação para que dê certo, ter o controle das operações, custos etc. Designar que essas responsabilidades sejam conduzidas por um terceiro, por alguém com pouco entrosamento ou vínculo, pode trazer consequenciais negativas ao longo do tempo. Alguns buscam tranquilidade e qualidade de vida na decisão de empreender, e isso é um erro.

6) Investir pouco em marketing e comunicação. A comunicação ‘boca a boca’, expressão popularmente conhecida é, sem dúvida, eficaz. No entanto, muitos franqueados não o fazem e esperam que somente a franqueada divulgue os serviços e/ou produtos. Fazer ações pontuais que sigam todas as regras da franqueadora podem trazer ótimos resultados, procurar por parceiros e profissionais especializados nessa área é uma boa ideia para, aos poucos, difundir e consolidar a marca conhecida no mercado e torná-la conhecida. Hoje existem opções para investir em mídias sociais, por exemplo, com baixo custo para o empreendedor iniciante que ainda não dispõe de orçamentos autos para divulgar a marca.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]