Pesquisar
Close this search box.
/
/
5G e a experiência do cliente: benefícios e desafios no contexto brasileiro

5G e a experiência do cliente: benefícios e desafios no contexto brasileiro

Ativado no Brasil no segundo semestre de 2022, o 5G promete transformar a realidade dos negócios e da vida cotidiana

No início de agosto o Brasil teve, pela primeira vez, a faixa do 5G ativada e desde então tem expandido o acesso a esta nova geração de internet por diversas capitais, como Brasília, que estreou a lista, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. De acordo com a Anatel, as demais capitais devem receber a novidade até o dia 29 de setembro, quando será encerrado o prazo concedido às operadoras.

Presente em mais de 30 países, como Reino Unido, Japão, Austrália, Estados Unidos e Finlândia, a tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel e surge com o objetivo de elevar a níveis altíssimos a velocidade das conexões e a transferência de dados de maneira simultânea, propiciando também uma redução na latência, que diz respeito ao tempo gasto entre a saída das informações do servidor e a chegada das mesmas em um determinado dispositivo.

De maneira mais didática, a latência, conforme ilustra o Portal da Indústria, pode ser exemplificada pelo seguinte caso: um celular com 4g gasta até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte, ao passo que o 5G permite que cerca de 20 Gigabytes sejam processados entre 1 e 2 milissegundos.

Além de melhorar a velocidade de conexão, 5G tende a aumentar rede de cobertura

Um outro ponto a ser comentado com relação ao 5g gira em torno da rede de cobertura, já que a tendência é que a abrangência desta nova geração de internet chegue a um milhão de aparelhos por quilômetro, enquanto que a modalidade antiga cobria aproximadamente 10 mil celulares por km, segundo o Portal da Indústria.

Isso sem falar, é claro, da redução de energia se comparado às redes atuais, tendo em vista que a estimativa da GSMA, organização internacional dedicada a implantação das redes 5G, é de que esta nova modalidade economize até 90% da energia usada pelo 4g, tornando-a mais ecológica.

Para entender mais sobre esta novidade digital, o Conarec 2022 convidou o presidente da Teleco, empresa de consultoria em telecomunicações, Eduardo Tude, que discorreu sobre a experiência do cliente na ótica do 5G.

Brasil está na primeira fase do 5G, segundo especialista

“O que esperar do 5G no início de operação no Brasil?”, inicia o especialista, que continua: “para falar sobre isso, é interessante compreender que a tecnologia do 5G foi pensada como um triângulo, com três fases principais: a banda larga aprimorada, as aplicações em tempo real e a internet das coisas”, explica Eduardo Tude.

O primeiro termo, segundo o próprio palestrante, está voltado para a promoção de boas experiências aos usuários, como a velocidade mais alta, por exemplo. A segunda expressão, ou seja, as aplicações em tempo real, relacionam-se a baixa latência, enquanto que o último tópico, mais conhecido como IoT, permite a interconexão entre diversos tipos de equipamentos de forma a integrar diferentes ambientes e otimizar atividades do dia a dia.

“Quando vemos as implementações do 5G no Brasil, podemos notar que estamos galgando os primeiros passos da primeira fase, que é a banda larga aprimorada, onde é possível utilizar o núcleo da rede 4g. As outras etapas, por sua vez, necessitam de mais desenvoltura e devem se consolidar ao longo do tempo”, comenta o diretor da Teleco.

Cerca de 8 milhões de celulares possuem conectividade 5G no Brasil

Com relação à etapa inicial, na qual o Brasil se encontra, Eduardo Tude afirma que “a velocidade de download no Brasil melhorou 2,4 vezes para os usuários conectados no 5G se comparados aos conectados no 4G. Para além, o país terminou o primeiro semestre de 2022 com um alto índice de celulares aptos em sua base para receber esta nova tecnologia”, salienta o diretor. Aqui, é válido destacar que as operadoras Claro, TIM e Vivo somaram, no início de agosto, cerca de 8 milhões de celulares com conectividade 5G, conforme divulgou o site Mobile Time.

O avanço dessa experiência virtual, entretanto, esbarra em alguns dilemas a serem enfrentados, como a própria legislação brasileira, que transfere aos municípios o dever de administrar o uso do solo e, consequentemente, a instalação das antenas da rede 5G.

Segundo uma matéria divulgada pela Veja, a licença para essa instalação pode levar até 6 meses em algumas cidades, o que atrasa a expansão da conectividade para todo o país. Ademais, ainda que muitas cidades passem a receber o sinal da quinta geração, o processo de migração tende a ser gradual e pode causar frustrações no público.

“Em suma, a experiência do cliente com o 5G vai melhorar consideravelmente, mas é necessário ter a consciência de que ao se locomover, por exemplo, ocorrerá a alternância entre as conexões, o que poderá repercutir na qualidade do acesso. Quando o 4G foi lançado, ficamos migrando do 4G para o 3G durante um período, mas aos poucos isso foi melhorando”, finaliza Eduardo Tude, salientando que o investimento em infraestrutura tende a facilitar o processo de transição.


+ Notícias

O que significa ser data-driven hoje e como será em 2025

Conarec terá listening, parceria de Grupo Padrão e STILINGUE

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]