2015 não é o melhor momento para as compras, na avaliação dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil divulgada hoje (04), 53% dos consumidores devem diminuir as compras parceladas neste ano.
A pesquisa mostra que o comportamento deve-se às impressões dos brasileiros frente à economia, uma vez que 47% dos pesquisados esperam um ano difícil e pior do que a do ano passado. Este cenário é pior entre as classes A e B e pessoas com maior escolaridade.
“A inflação cada vez mais alta, aliada às taxas de juros elevadas, faz com que os consumidores pisem no freio na hora de consumir”, disse, em nota, Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
“Fazer transações com o valor dividido mantém a dívida e o comprometimento da renda por meses. O melhor jeito encontrado pelos consumidores para evitar isso é a diminuição nas compras a prazo”, explicou a especialista em nota.
Não apenas as compras parceladas sentirão o impacto das impressões negativas dos consumidores. Para 56% deles, 2015 é o ano de deixar de consumir produtos e serviços que não precisam. A ideia é economizar.
A queda do consumo também é reflexo de uma menor oferta de crédito. Entre os pesquisados, 34% consideram mais difícil conseguir crédito neste ano na comparação com 2014.
“Com o acesso ao crédito mais difícil, a perda de vendas dos lojistas pode chegar a 45% das compras, entre aqueles que encontram dificuldades no uso de cartão de crédito, crediário, cheque pré-datado ou na obtenção de financiamento. Isso porque muitos consumidores deixam de lado alguns produtos que a princípio tinham intenção de comprar”, analisa a especialista do SPC Brasil.
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