Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 pontos sobre a gestão do varejo moderno

5 pontos sobre a gestão do varejo moderno

Livro recém-lançado aborda o varejo contemporâneo e destaca, entre outras tendências, a estrutura omnichannel

Os professores Daniel Kamlot e Thomas Rudolph*, que atuam com administração e markenting, acabam de lançar o livro “Gestão Contemporânea do Varejo: Uma Introdução à Teoria do Comércio“, que explora as principais tendências e desafios do setor varejista, que vem sendo rapidamente transformado pela digitalização do consumo e pelo surgimento de fenômenos como a Amazon.com e o Alibaba. O livro também traz diversos estudos de casos e análises comparativas sobre o desempenho de empresas do setor.

Os autores destacaram com exclusividade para o portal NOVAREJO os 5 principais temas sobre a gestão do varejo moderno. Confira:

 1 – a estrutura de Onmichannel (ou omnicanal): trata-se de uma cooperação mútua entre todos os canais de comunicação, tanto online quanto off-line. Certamente é algo que facilita o oferecimento, ao consumidor, de uma experiência inovadora, e única, em qualquer local onde a marca alcance o cliente.

 2 – a difusão do e-commerce: o uso de e-commerce no varejo alterou, e continua impactando, o modo de consumir. Há alguns anos as pessoas pagavam suas contas no banco; hoje, o internet banking alterou o varejo bancário e muitos clientes simplesmente deixaram de visitar as agências. O mesmo ocorreu com as empresas aéreas, cujas vendas são em grande número pela web. Isso mostra como essa “nova” tecnologia impacta no cotidiano varejista.

3 – o uso de inteligência artificial e robótica: trata-se de ser possível a interação com máquinas, em vez de com seres humanos. Claro que não há como, atualmente, as máquinas substituírem todas as decisões humanas, mas a comunicação com elas vem se aprimorando em tempos recentes e por meio de sistemas de inteligência artificial também se torna possível avaliar e identificar preferências dos consumidores.

4 – a experiência da compra, além daquilo que efetivamente é adquirido: em vez de o consumidor se deparar, por exemplo, com um mero produto em sua compra, é cada vez mais comum que lhe sejam oferecidas experiências de consumo. Em vez de apenas possuir o produto, é relevante que o consumidor perceba aspectos que valorizem a marca, e que os clientes tenham uma reação emocional positiva quanto a ela. Em suma, trata-se das diversas percepções experimentadas ao longo de uma visita ao varejista. Quanto mais satisfatórias tais percepções, melhor a experiência e as chances de o cliente construir uma relação de longo prazo com o varejista.

 5 – o desenvolvimento (planejamento) e a implementação das estratégias varejistas: este tópico indica que não adianta uma preocupação com o planejamento (teórico) do que o varejista pode oferecer se a sua implementação não considerar o longo prazo. Como estratégias se referem ao longo prazo, é importante ao varejista realizar seu planejamento considerando que a empresa pode crescer, pode se unir a eventuais concorrentes atuais etc. Ou seja, deve-se planejar considerando o futuro da empresa e considerando as potenciais alterações no micro e no macroambientes.

*Thomas Rudolph – professor de Marketing e Gestão do Comércio Internacional e diretor do Centro de Pesquisa de Gestão de Comércio da Universidade de St. Gallen, na Suíça. Sua linha de pesquisa enfoca o comportamento do consumidor, o marketing digital, o comércio eletrônico e o gerenciamento estratégico do varejo. Em 2006, fundou o Retail-Lab no Instituto de Marketing e Comércio, um programa de parceria entre a Universidade de St. Gallen e várias empresas de varejo internacionais.

Daniel Kamlot– é doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, com mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e graduação em Engenharia de Computação pela PUC-Rio. Sua linha de pesquisa é dedicada à Administração com ênfase em Marketing e Gestão, com foco em marketing social, comportamento do consumidor, propaganda enganosa, economia criativa e varejo.
Atualmente é professor da graduação, do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa e membro do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) da ESPM Rio. Também é professor da PUC-Rio e da FGV/EBAPE.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]