/
/
5 passos para aplicar BI no marketing digital

5 passos para aplicar BI no marketing digital

A era das estratégias baseadas em "achismos" e teorias acabou

Quanto custa uma decisão errada? Certamente é bem mais caro do que investir para tomar a decisão certa. Já faz alguns anos que basear as estratégias dentro de uma empresa, sobretudo as ações de marketing, apenas em achismo e teorias tornou-se um erro gravíssimo. A falta de informação sobre si mesmo e sobre seu público é a sentença de morte para o negócio. Para ter sucesso e sobreviver é preciso ter uma visão ampla de todos os aspectos de sua empresa, assim como de seus clientes e potenciais clientes. Nesse cenário o Business Intelligence, conhecido com B.I ou Inteligência de Negócio, ganha cada dia mais adeptos.

O termo Business Intelligence (B.I) nada mais é no que processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. Ele é usado pelos gestores como um suporte na hora de tomar decisões estratégicas. O B.I divide-se em três etapas: Coleta de dados, geração de informação e tomada de decisão.

No universo do marketing digital a B.I é uma das ferramentas mais utilizadas, a verdade é que as duas áreas nasceram para trabalharem juntas, unidas em prol do crescimento das empresas. Quando o assunto são campanhas online, cruzar informações e dados é a principal tarefa na hora de pensar em ações. Com a alta competitividade do mercado os profissionais que lidam com B.I passaram a ser fundamentais, uma vez que são eles que analisam, dão significado e montam uma ação de comunicação alinhada com os objetivos de crescimento da empresa.

Para tornar essa ferramenta mais acessível aos empresários, montei uma lista com cinco dicas indispensáveis sobre como utilizar a B.I em sua campanha de marketing digital.

1. Planejamento
A primeira etapa para uma campanha de marketing, seja ela digital ou off-line, é o planejamento. As empresas que utilizam análise de mercado para tomar decisões saem na frente. Planejar uma campanha em cima de dados concretos do mercado é o sonho de toda agência, isso porque antes de fazer o investimento já é possível prever cenários, alinhar metas e direcionar a comunicação para quem interessa. O cliente!

2. Pesquisa de público
Entender o público alvo é fator decisivo na hora de criar uma campanha. Nesse contexto a Business Intelligence pode cruzar análises demográficas, com perfil de consumo e comportamento do usuário. O que as pessoas compram, com que frequência, qual é o tíquete-médio, qual a duração do ciclo de vendas de cada produto e como otimizar o funil de vendas, são algumas das informações que você pode obter aplicando a B.I em sua campanha. Como se não fosse suficiente ele é a capaz de rastrear o público e encontrar seu consumidor ideal nas redes sociais.

3. Estratégia de conteúdo
Uma vez identificado o publico alvo e suas preferências, é possível rastrear os conteúdos que são mais acessados e consumidos. A estratégia de marketing de conteúdo que mais converte clientes depende de quem é seu público alvo e se ele prefere conteúdo em vídeo, áudio, e-book, blog, etc. Conhecer as pessoas é o primeiro passo, conhecer o caminho para chegar até ela certamente é o segundo.

4. Rastrear os resultados
A melhor parte de utilizar o cruzamento de informações é sua capacidade de adaptação aos resultados em tempo real. Monitorar a campanha e corrigir rotas é certamente uma grande vantagem do mundo moderno. Utilizar a tecnologia a seu favor é um dos grandes benefícios.

5. Gerar tráfego para o site e atrair mais dados para a análise
O próximo passo é aprimorar sua base de dados, quanto mais refinada e segmentada melhor. Com a campanha rodando e os leads chegando, sua meta deve ser melhorar o desempenho do site. Quais são as tendências de uso, fidelidade dos visitantes e, se a circulação de público tem aumentado. O trabalho em prol de mais informações deve ser constante.

É importante entender que a BI não segue uma receita de bolo, ela usa diversas ferramentas e conhecimentos que se adequam ao seu negócio, e suas boas práticas reduzem as chances de erro drasticamente através de pura análise de padrões e tendências. A internet mudou muito o cenário da BI, pois possibilita que mais dados sejam coletados em tempo real, algo que vem em aliança com as redes sociais que mineram seus dados na internet. Uma sociedade mais conectada gera uma análise mais coesa, mais certeira, e é por isso que o marketing digital está tão atrelado a essa poderosa ferramenta. Vale muito a pena conferir, alinhar caminhos e tornar ótimo o que é ainda é apenas bom.

 

*Daniel Galvão é publicitário especializado em mídias digitais e fundador da Mango Digital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]