As multinacionais são vistas como as melhores estruturas organizacionais para quem busca uma carreira promissora. Plano de carreira bem definido, programas de capacitação, participação nos lucros e planos de saúde com ampla cobertura são alguns dos benefícios inerentes a essas empresas e que fazem brilhar os olhos de profissionais das mais diversas áreas. Mas será que as empresas familiares podem oferecer vantagens que as possibilitem competir com grandes organizações? A resposta é sim. Estas companhias têm atributos interessantes e, além disso, têm evoluído ano a ano no quesito profissionalização.
Pesquisa realizada pela consultoria PwC, em 2014, com 121 empresas brasileiras familiares, aponta que 46% delas enxergam a necessidade de se profissionalizar, contra 40% da média mundial. Ao mesmo tempo, mesmo com uma gestão mais profissional, costumam manter as características do fundador. Outro levantamento, da mesma consultoria, mostra que 86% dos entrevistados brasileiros concordam que valores e cultura são mais fortes em uma organização familiar do que em outros tipos de negócio.
A Cemara Loteamentos, com atuação no interior de São Paulo, é uma empresa familiar que segue a tendência da profissionalização e adotou, a partir de 2009, diversas práticas para valorizar o seu quadro funcional. Marcos Dei Santi, diretor da empresa, elenca cinco itens que podem motivar os profissionais a trabalharem em uma empresa familiar. Confira:
1) Feedback ágil
Esperar pela aprovação de um projeto, por exemplo, pode ser desgastante quando se trata de uma empresa com muitos departamentos e níveis hierárquicos. Em companhias familiares, em geral, os sócios e diretores têm relação mais direta no dia a dia das atividades e, por isso, o retorno de uma demanda, geralmente, é mais ágil. Vantagem: menos burocracia e desgastes nas relações de trabalho.
2) Cultura visível
Por carregar as características do fundador, muitas vezes, o ambiente é naturalmente familiar. É possível identificar de forma mais rápida se você está alinhado ou não com a cultura da empresa. Vantagem: trabalhar em uma organização que tem tudo a ver com você.
3) Amor pelo negócio
Diretamente ligados à construção do negócio, os fundadores buscam por resultado e crescimento contínuos. Eles enfrentaram dificuldades para que a empresa alcançasse o patamar atual e, claro, querem manter a saudabilidade dos negócios. Vantagem: poder crescer com a empresa e conquistar uma carreira promissora.
4) Flexibilidade
Embora os benefícios nem sempre sejam robustos, como os oferecidos em grandes multinacionais, as empresas familiares têm um clima organizacional mais humanizado e buscam a flexibilidade. Na Cemara, as mamães, por exemplo, têm liberdade para amamentarem, levarem os filhos ao pediatra e acompanhá-los nos primeiros anos de escola. Vantagem: ter mais liberdade com a chefia para resolução de problemas pessoais, que, em médio ou longo prazo, podem interferir negativamente no desempenho do funcionário.
5) Comunicação eficiente
A participação de fundadores ou sucessores na organização ajuda a manter uma comunicação mais clara e direta com os colaboradores. A relação com as equipes se torna mais próxima e a troca de informações mais recorrente. Vantagem: entender melhor os processos da companhia e identificar quando algo não vai bem.