Com cada vez mais pessoas acessando a internet, a rede mundial de computadores jamais foi um ambiente tão interessante para oportunidades de negócio. “O corre corre da vida faz com que as pessoas passem mais tempo conectadas à internet do que em meios tradicionais, facilitando a exploração desse ambiente”, disse Adely Hamoui, fundadora do Reciclaluxo, durante plenária no BR Week 2016.
Segundo a empresária, existe uma quantidade muito grande de consumidores com o poder aquisitivo e que está constantemente renovando seus guarda-roupas. “Então pensamos por que não incentivar o desapego as pessoas que não dão um destino nobre ao que consomem?
1. É muito mais barato alugar um espaço no servidor do que espaço físico: Com valor mensal muito baixo é possível tocar uma loja que vende uma grande quantidade de produtos e atinge milhares de clientes. No caso do e-commerce de Hamoui, o fator custo foi “decisivo para a escolha, pois o custo baixo acaba falando mais alto na hora de abrir um negócio”.
2. Operação 24/7: Com sua loja hospedada na rede, a Reciclaluxo consegue atender um público muito maior e mais diverso, permeando inclusive “quem tem insônia, quem quer comprar enquanto está no banheiro. É uma vantagem que alavanca e muito as vendas”, destaca a fundadora do site.
3. Abrangência global: Embora opere apenas regionalmente por enquanto, o negócio de Hamoui recebe demanda de exportação, ainda mais com quando o dólar fica mais baixo. “Temos concorrentes lá fora que vendem produtos seminovos on-line, mas nunca com o viés sustentável. Com a internet não há mais distancia ou limite que inviabilize um negócio.”
4. Maior conhecimento sobre o comportamento do cliente: A partir do momento que se trabalha com um produto no meio eletrônico é possível criar e manter uma base de informações riquíssima sobre visitantes e clientes. “Hoje em dia as empresas que estão no topo da lista no mundo têm informação sobre o cliente, e ferramentas gratuitas como o analytics podem ser usadas para marketing direcionado, minimizando custos e fazendo a mensagem chegar a quem deve”, explica a empresária.
5. Atendimento melhor e mais barato: Ao contrário do que podemos pensar, o atendimento não somente é necessário no on-line como também fundamental, e pode ser crucial na fidelização do cliente. “Tivemos sucesso nisso porque a maioria (mais de 60%) fizeram mais de duas compras no site e continuam voltando. É desenvolvendo uma experiência positiva que você vai fazer o consumidor achar normal comprar pela internet e voltar, elevando sua taxa de conversão com custos mínimos de resposta a erro e treinamento”, concluiu Hamoui.