A busca pela inovação é uma jornada constante para empresas e indivíduos que desejam se destacar em um mundo cada vez mais competitivo. Para aqueles que buscam prosperar e se destacar, é preciso abraçar a cultura da inovação. Em um mercado em constante e rápida transformação, é preciso cultivar um ambiente de trabalho que desafie a tradição e não tenha medo de correr riscos.
A Consumidor Moderno selecionou cinco livros que oferecem uma visão profunda sobre a inovação e como incorporá-la em diferentes aspectos da vida empresarial. Confira abaixo!
Inovação – Como implementar uma cultura de inovação
na sua empresa e prosperar
Cris Beswick, Derek Bishop e Jo Geraghty (Editora Vestígio)
Neste livro, três grandes consultores explicam como implementar uma cultura organizacional de inovação em todos os níveis de uma empresa. É um guia prático para criar e incorporar uma cultura de inovação, possibilitando que as empresas se destaquem e prosperem em um ambiente competitivo e em constante transformação. Para isso, a premissa é técnica e disciplina – desde o estágio atual de inovação da empresa até sua consolidação como um hábito da equipe.
Beswick, Bishop e Geraghty apresentam uma metodologia prática e efetiva para tornar a inovação uma estratégia permanente de sobrevivência e prosperidade das organizações. Se você é CEO, gestor ou executivo e reconhece a importância da inovação para o negócio, este livro deve ocupar um lugar permanente na sua mesa de cabeceira.
A regra é não ter regras
Reed Hastings e Erin Meyer (Intrínseca)
A Netflix nasceu como um serviço de locação de DVDs. Bastava acessar o site, escolher o que gostaria de assistir, e a empresa enviaria por Correios. Anos depois, a empresa deu um salto: de uma locação de filmes para uma potência global da indústria de entretenimento. Além da plataforma de streaming de filmes e séries, a gigante que possui mais de 230 milhões de assinantes também realiza suas próprias produções.
Reed Hastings, cofundador e ex-CEO da Netflix, e a especialista em negócios Erin Meyer exploram a cultura que impulsionou o sucesso da marca. Com base em centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos inéditos, os autores detalham desde a forma como a empresa contrata pessoas, estimulam os profissionais a criarem senso de liberdade com responsabilidade, até como retém talentos. Trata-se de um passo a passo intrigante e que confronta muitas das práticas tradicionais de negócios.
Leia mais: A relação entre as evoluções do CX e da tecnologia
Atravessando o abismo
Geoffrey A. Moore (Alta Books)
O ambiente de inovação também se mostra um desafio para os profissionais de marketing. Como mostra o consultor Geoffrey A. Moore, há um grande abismo entre os visionários – dispostos a sacrificar tudo para adotarem novas tecnologias ainda incertas e serem os vanguardistas da inovação – e as organizações que estão começando suas jornadas tecnológicas e ainda não querem se arriscar. A missão para o marketing é estreitar essa distância e acelerar a adoção da tecnologia em cada segmento.
Curiosamente, a pesquisa original que resultou no modelo do Ciclo de Vida de Adoção da Tecnologia, apresentado no livro, se deu com a adoção de novas variedade de mudas de batatas por fazendeiros norte-americanos. Além de detalhar o modelo, o autor traz exemplos de fracassos e sucessos nessa missão, além de estratégias para equipes do marketing superarem os desafios da adoção de tecnologia em diferentes estágios do ciclo de vida de um produto ou serviço para clientes que ainda não estão abertos para a disrupção.
O Dilema da Inovação
Clayton M. Christensen (MBooks)
Seguir todas as práticas corretas nem sempre leva empresas ao sucesso. O professor de Harvard Clayton M. Christensen (1952 – 2020), mostra que, apesar de se manterem competitivas, em contato com seus clientes e investindo continuamente em tecnologia, muitas organizações perdem sua liderança no mercado quando uma nova tecnologia disruptiva vira o jogo.
Quem lembra do Blackberry? O celular era muito utilizado por executivos para mandar mensagens de texto com um teclado minúsculo, mas eficaz. No entanto, ao insistir que seus clientes não usariam a tela touch ao iPhone de Steve Jobs, lançado em 2007, perdeu a oportunidade de inovar seu próprio produto. Por meio deste e outros exemplos, Christensen oferece um conjunto de caminhos para saber como ouvir o cliente, investir em novos produtos e tomar riscos.
Desaprenda: Lições de um empreendedor digital
sobre como repensar o futuro do seu negócio
Guga Stocco (Portfólio-Penguin)
Guga Stocco é um empreendedor digital que viu diversas inovações e tecnologias nascerem, triunfarem e morrerem. Em Desaprenda, acompanhamos sua trajetória profissional com cenas da evolução do mercado e os erros e acertos das empresas em acompanhar a inovação.
Um exemplo é o Banco Original, a primeira instituição brasileira a criar o sistema de abertura de conta bancária 100% digital. Essa missão não foi fácil. Antes de trabalhar no projeto, precisou convencer toda a equipe de que aquele projeto estava dentro da lei. Afinal, abrir uma conta sem nem mesmo ir a um caixa eletrônico ou conversar com um gerente parecia impensável.
Trata-se de um relato divertido que aponta para a evolução da tecnologia e da inovação no Brasil e no mundo desde a década de 1990 até hoje.
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