Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 livros para construir uma cultura de inovação na sua empresa

5 livros para construir uma cultura de inovação na sua empresa

Descubra guias práticos, histórias e reflexões que vão contribuir com a implementação de uma cultura de inovação na sua empresa

A busca pela inovação é uma jornada constante para empresas e indivíduos que desejam se destacar em um mundo cada vez mais competitivo. Para aqueles que buscam prosperar e se destacar, é preciso abraçar a cultura da inovação. Em um mercado em constante e rápida transformação, é preciso cultivar um ambiente de trabalho que desafie a tradição e não tenha medo de correr riscos.

A Consumidor Moderno selecionou cinco livros que oferecem uma visão profunda sobre a inovação e como incorporá-la em diferentes aspectos da vida empresarial. Confira abaixo!

 

Inovação – Como implementar uma cultura de inovação
na sua empresa e prosperar

Cris Beswick, Derek Bishop e Jo Geraghty (Editora Vestígio)

Neste livro, três grandes consultores explicam como implementar uma cultura organizacional de inovação em todos os níveis de uma empresa. É um guia prático para criar e incorporar uma cultura de inovação, possibilitando que as empresas se destaquem e prosperem em um ambiente competitivo e em constante transformação. Para isso, a premissa é técnica e disciplina – desde o estágio atual de inovação da empresa até sua consolidação como um hábito da equipe.

Beswick, Bishop e Geraghty apresentam uma metodologia prática e efetiva para tornar a inovação uma estratégia permanente de sobrevivência e prosperidade das organizações. Se você é CEO, gestor ou executivo e reconhece a importância da inovação para o negócio, este livro deve ocupar um lugar permanente na sua mesa de cabeceira.

A regra é não ter regras

Reed Hastings e Erin Meyer (Intrínseca)

A Netflix nasceu como um serviço de locação de DVDs. Bastava acessar o site, escolher o que gostaria de assistir, e a empresa enviaria por Correios. Anos depois, a empresa deu um salto: de uma locação de filmes para uma potência global da indústria de entretenimento. Além da plataforma de streaming de filmes e séries, a gigante que possui mais de 230 milhões de assinantes também realiza suas próprias produções.

Reed Hastings, cofundador e ex-CEO da Netflix, e a especialista em negócios Erin Meyer exploram a cultura que impulsionou o sucesso da marca. Com base em centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos inéditos, os autores detalham desde a forma como a empresa contrata pessoas, estimulam os profissionais a criarem senso de liberdade com responsabilidade, até como retém talentos. Trata-se de um passo a passo intrigante e que confronta muitas das práticas tradicionais de negócios.

 

Leia mais: A relação entre as evoluções do CX e da tecnologia

 

Atravessando o abismo

Geoffrey A. Moore (Alta Books)

O ambiente de inovação também se mostra um desafio para os profissionais de marketing. Como mostra o consultor Geoffrey A. Moore, há um grande abismo entre os visionários – dispostos a sacrificar tudo para adotarem novas tecnologias ainda incertas e serem os vanguardistas da inovação – e as organizações que estão começando suas jornadas tecnológicas e ainda não querem se arriscar. A missão para o marketing é estreitar essa distância e acelerar a adoção da tecnologia em cada segmento.

Curiosamente, a pesquisa original que resultou no modelo do Ciclo de Vida de Adoção da Tecnologia, apresentado no livro, se deu com a adoção de novas variedade de mudas de batatas por fazendeiros norte-americanos. Além de detalhar o modelo, o autor traz exemplos de fracassos e sucessos nessa missão, além de estratégias para equipes do marketing superarem os desafios da adoção de tecnologia em diferentes estágios do ciclo de vida de um produto ou serviço para clientes que ainda não estão abertos para a disrupção.

 

O Dilema da Inovação

Clayton M. Christensen (MBooks)

Seguir todas as práticas corretas nem sempre leva empresas ao sucesso. O professor de Harvard Clayton M. Christensen (1952 – 2020), mostra que, apesar de se manterem competitivas, em contato com seus clientes e investindo continuamente em tecnologia, muitas organizações perdem sua liderança no mercado quando uma nova tecnologia disruptiva vira o jogo.

Quem lembra do Blackberry? O celular era muito utilizado por executivos para mandar mensagens de texto com um teclado minúsculo, mas eficaz. No entanto, ao insistir que seus clientes não usariam a tela touch ao iPhone de Steve Jobs, lançado em 2007, perdeu a oportunidade de inovar seu próprio produto. Por meio deste e outros exemplos, Christensen oferece um conjunto de caminhos para saber como ouvir o cliente, investir em novos produtos e tomar riscos.

 

Desaprenda: Lições de um empreendedor digital
sobre como repensar o futuro do seu negócio

Guga Stocco (Portfólio-Penguin)

Guga Stocco é um empreendedor digital que viu diversas inovações e tecnologias nascerem, triunfarem e morrerem. Em Desaprenda, acompanhamos sua trajetória profissional com cenas da evolução do mercado e os erros e acertos das empresas em acompanhar a inovação.

Um exemplo é o Banco Original, a primeira instituição brasileira a criar o sistema de abertura de conta bancária 100% digital. Essa missão não foi fácil. Antes de trabalhar no projeto, precisou convencer toda a equipe de que aquele projeto estava dentro da lei. Afinal, abrir uma conta sem nem mesmo ir a um caixa eletrônico ou conversar com um gerente parecia impensável.

Trata-se de um relato divertido que aponta para a evolução da tecnologia e da inovação no Brasil e no mundo desde a década de 1990 até hoje.



+ NOTÍCIAS
Os segredos da Barbie para permanecer relevante, segundo CEO da Mattel

Como e por que reimaginar a marca para aprimorar a experiência do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]