Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Facilidades que as Fintechs proporcionam às PMEs

5 Facilidades que as Fintechs proporcionam às PMEs

Especialista revela como elas podem ser uma alternativa em tempos de baixa oferta de crédito

Diante das dificuldades enfrentadas no atual cenário econômico, empreender se tornou uma das mais importantes alternativas de geração de renda para os brasileiros. De acordo com dados divulgados por Pesquisa da Serasa Experian, houve um crescimento de 5,3% na abertura de empresas no último ano e, destes negócios, 75,9% do total foram microempreendedores individuais.

Leia também:
Fintech, a tendência de 2016 

Na mesma direção, uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, desenolvida em parceria com o Sebrae no Brasil, revelou que em 2015 a taxa de empreendedorismo no país foi de 39, 3%, o maior índice dos últimos 14 anos..

O movimento é positivo para a retomada econômica do país, mas os desafios são grandes para empreendedores que buscam capital de giro para manter suas operações e não pertencem a um nicho prioritário das instituições financeiras. Alinhadas a estas necessidades, as empresas de tecnologia financeira, conhecidas como Fintechs, surgem como uma alternativa acessível, diferente das instituições financeiras tradicionais, que vem reduzindo a oferta de crédito nestes tempos de recessão.

Seguindo o modelo peer-to-peer lending (P2P), que utiliza a internet para conectar empresas que buscam recursos a taxas mais acessíveis e pessoas dispostas a investir por um retorno maior do que em aplicações tradicionais, a Biva é a primeira empresa no Brasil a usar essa plataforma. Ela usa a tecnologia para conectar pessoas com vontade de investir a pessoas interessadas em fazer seus negócios crescerem.

Paulo David, cofundador e conselheiro da Biva, acredita que cada vez mais as plataformas digitais auxiliarão o empreendedor a complementar seu negócio e destacou 5 pontos importantes que nos levam a acreditar que as Fintechs estão revolucionando o setor financeiro e podem ser uma oportunidade para as Pequenas e Médias Empresas deslancharem:

Leia também:
Comércio eletrônico cresce 45% em 2015 

1) Taxas atrativas: Diferente dos bancos e instituições financeiras tradicionais, que na grande maioria das vezes não atende este público, as fintechs oferecem crédito com juros muito mais baixos, que variam entre 1.5% a 4% ao mês.

Em contrapartida, os investidores tem retorno de até 25% ao ano. Inclusive, a rentabilidade dos empréstimos pode ser superior às mais populares aplicações financeiras, como poupança, CDB e LCI, por exemplo. Na Biva, após seis meses de investimento,  a aplicação chega a ter um retorno 42,47%. 

2) Capital de giro acessível: Para manter o fluxo de caixa e as operações dos negócios em momentos desafiadores como o que vivemos, o acesso ao crédito é imprescindivel e pode fazer toda a diferença na hora que é preciso fazer acontecer. Oferecendo crédito a taxas reais e acessíveis ao pequeno empreendedor, empresas de serviços financeiros da nova geração atendem a uma necessidade do mercado, antes subentendida.

3) Análise de crédito personalizada: Um dos principais diferenciais oferecidos pelas Fintechs é que a avaliação de cada caso é realizada de forma individual e de maneira justa. A análise de crédito leva em consideração a saúde financeira da empresa e seus comprometimentos, inclui fatores comportamentais, que enriquecem e possibilitam conceder empréstimos quando outras instituições recusariam.

4) Experiência do cliente: Oferecendo uma experiência mais agradável e 100% online, essas empresas trouxeram mais transparência ao setor e simplicidade. Além disso, aliando tecnologia aos serviços financeiros, oferecem novas e confiáveis formas para avaliar performance e auxiliar na tomada de decisões estratégicas de novos negócios.

5) As PMEs podem tirar o Brasil da crise: Paulo David acredita que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de desenvolvimento econômico para o país, e, por essa razão, incentivar novos negócios de pequenos e médios empreendedores pode ser uma saída para a crise. Neste sentindo, novas modalidades de financiamento peer-to-peer lending, representam uma oportunidade principalmente para quem precisa de crédito para iniciar o próprio negócio.

Leia também:
Quase 20% das compras digitais são via mobile 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]