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5 Dicas para preparar a equipe de atendimento para a Black Friday

5 Dicas para preparar a equipe de atendimento para a Black Friday

É preciso atender a um volume alto de demandas de consumidores em um único dia ou semana. Sua empresa está preparada para esse desafio?

Apesar de ser uma grande oportunidade para as lojas virtuais multiplicarem suas vendas, a Black Friday pode gerar um caos operacional e virar um pesadelo para as redes que não estiverem preparadas para atender a alta demanda de consumidores em um período curto.

A Nama, empresa pioneira no desenvolvimento de um sistema próprio de Inteligência Artificial (I.A.) para robôs inteligentes de atendimento (smartbots), preparou uma lista com cinco dicas essenciais para que seu e-commerce esteja preparado para atender os clientes nessa data.

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1. Invista em tecnologia
A estimativa da BlackFriday.com.br é que somente no dia 25 de novembro o e-commerce nacional receba mais de 4 milhões de pedidos. Isso significa que será humanamente impossível atender individualmente seus clientes. A solução pode ser contratar uma empresa que ofereça uma plataforma inteligente, que desenvolva um sistema personalizado para as necessidades de cada loja virtual e que automatize ao máximo o processo de atendimento ao público. Manter um chat online durante todo o dia pode ser decisivo para evitar o abandono de uma compra antes de ser concluída.

2. Monitore as redes sociais
É importante deixar alguns funcionários dedicados apenas ao monitoramento de sites de reclamação e de usuários mencionando sua marca nas redes sociais. Desde que começou a ser realizado no Brasil, há 7 anos, em todas as edições da Black Friday o enorme volume de vendas vem acompanhado de grande número de reclamações. Muitas vezes, o que leva esse consumidor a se irritar tanto com a empresa a ponto de querer manchar sua reputação não é simplesmente o fato de a compra não ter acontecido como ele desejava, e sim a falta de atendimento ou de uma resolução rápida e adequada.

3. Motive sua equipe
Uma boa plataforma de chatbots agilizará os processos de atendimento de uma maneira geral porque fará uma triagem inteligente das demandas e conseguirá resolver boa parte dos problemas ainda em seus estágios iniciais. No entanto, sua equipe tem que estar bem preparada para resolver o restante deles. Nos dias que antecedem a Black Friday, é imprescindível oferecer treinamento completo para que os funcionários estejam motivados para ouvir com atenção as demandas dos consumidores e atendê-los prontamente.

4. Seja multicanal
O consumidor está cada vez mais exigente e atento aos diversos canais em que pode chamar a atenção do maior número de pessoas, portanto oferecer um atendimento omnichannel não é mais um diferencial que você pode oferecer. Estar presente e atender seu cliente de forma eficiente (e de maneira complementar) em todos os canais é uma obrigação das empresas. Hoje, a tecnologia permite que qualquer empresa ofereça ao público um atendimento omnichannel, uniforme e 24×7, permitindo, por exemplo, que uma conversa seja iniciada via Telegram e depois continue no Facebook, sem nenhum prejuízo de informação.

5. Personalize o atendimento
Ninguém mais quer ser tratado de maneira padrão. As informações estão todas disponíveis na web e não há mais desculpa para o Big Data da sua empresa não levar em conta as preferências do cliente e dados de compras anteriores para fornecer o atendimento mais personalizado possível. Chamá-lo pelo nome, facilitar a busca de produtos através de sugestões adequadas ao seu perfil e agilizar a conversão da compra com dados armazenados podem ser os fatores que distinguem sua empresa das demais. Lembre-se: fidelizar um cliente sempre sai mais barato do que captar um novo.

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