/
/
5 dicas para escolher a melhor maneira de pagar a faculdade

5 dicas para escolher a melhor maneira de pagar a faculdade

Fazer boa gestão do próprio dinheiro é um grande passo para encarar as despesas de estudo em 2016. Veja algumas dicas para te ajudar nessa responsabilidade

Ao entrar na universidade, muita gente começa a sentir as responsabilidades da vida adulta. Fazer boa gestão do próprio dinheiro é um grande passo para encarar essa nova fase, conciliando as despesas dos estudos com as despesas pessoais e outras que possam surgir nesse meio tempo.

Para quem optou por uma faculdade privada, além da mensalidade é importante considerar os custos com transporte, alimentação, livros e apostilas, dentre outros. Nesse texto, vamos dar dicas de como arcar com a mensalidade da maneira mais econômica possível.

1 – Se o aluno tem condições de pagar integralmente a mensalidade sem comprometer outras contas, esse é o melhor caminho. Desse modo, a faculdade pode oferecer algum desconto. Vale tentar negociar.

2 – Compare as universidades avaliando preço, nota do MEC, infra-estrutura, parcerias com instituições internacionais, entre outros pontos. Nem sempre o mais caro é de fato a melhor opção.

3 – Bolsas de estudo são sempre uma excelente alternativa. Há cursos e instituições que oferecem até 100% do valor da mensalidade. No entanto, essas bolsas são muito disputadas e as regras para ter direito a elas variam de universidade para universidade. O melhor caminho é escolher o curso que você quer e se informar nas universidades que o oferecem.

4 – Para quem não consegue pagar o valor integral da mensalidade, o financiamento estudantil é uma boa ideia. O FIES é a opção pública e melhor alternativa. No entanto, há uma série de regras que podem te deixar de fora. Exemplo: é preciso nota mínima de 450 pontos na prova do Enem, não zerar a redação e não ter renda superior a 2,5 salários mínimos per capita. Além disso, é necessário aguardar o próximo período de inscrições, anunciado pelo MEC, e considerar que o percentual da mensalidade não financiado pelo FIES deverá ser pago diretamente para a faculdade. Isso significa que o aluno já vai pagar algum valor enquanto estuda.

5 – Quem não se enquadrar ao FIES, pode recorrer ao crédito universitário privado. Fuja de bancos ou empréstimos pessoais, pois os juros são altíssimos. A opção mais barata é o PRAVALER que tem parceria com mais de 200 universidades em todo o país. Todas elas pagam parte ou integralmente os juros. Quando a faculdade paga todo o juros pelo aluno, a conta é simples: em uma mensalidade de mil reais o estudante paga em duas de 500, corrigidos apenas pela inflação. Para checar as universidades parceiras, simular a possibilidade de crédito e ter outras informações, o aluno deve acessar o site www.pravaler.com.br

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]