Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Coisas que você precisa saber antes de investir

5 Coisas que você precisa saber antes de investir

Blogueiro de finanças revela por que o conhecimento é o principal ingrediente para novos investidores

Analisando as possibilidades que o mercado financeiro proporciona, é possível investir de acordo com as necessidades individuas e ganhar dinheiro. Muita gente deixa de investir de forma mais ousada por falta de conhecimento. E ousadia aqui significa caminhar para além da Poupança, que há muito deixou de ser considerada um investimento, em termos de rentabilidade. O educador financeiro, com MBA pelo Ibmec, e idealizador do blog Quero Ficar Rico, Rafael Seabra, mostra o que é preciso saber para se tornar um investidor e, de fato, fazer o dinheiro crescer.

Leia também:
7 Dicas para montar um negócio (e manter o emprego)  

1. Investir não é complicado: Para começar, Seabra explica que é preciso desmistifica a ideia de que investir é algo complicado relacionado a altos valores e operações complexas. ?Quando dizemos que é possível investir a partir de apenas R$ 30, praticamente qualquer pessoa pode fazer uma aplicação e, como consequência, tornar-se investidora?, explica o educador.

2. Procure conhecer os riscos ao máximo: Para isso, o primeiro passo é informa-se para evitar riscos. Seabra explica que, via de regra, investimentos oferecidos por bancos para quem tem pouco dinheiro para investir são muito ruins, seja por conta das altas taxas de administração, seja pela baixa rentabilidade das aplicações ofertadas. ?No entanto, o Tesouro Nacional criou o programa Tesouro Direto, que permite a qualquer pessoa com CPF e conta corrente investir em títulos públicos, um dos melhores investimentos em renda fixa que temos no país?, ressalta.

3. Comece com títulos públicos: Para quem está começando e tem pouco dinheiro para investir, Seabra recomenda o investimento em títulos públicos que é uma das melhores opções por aliar vantagens como alta rentabilidade, baixo risco, baixa aplicação inicial (a partir de R$ 30), alta liquidez (é possível resgatar seu dinheiro a qualquer momento) e comodidade (é possível investir pela internet sem sair de casa). Também é necessário ter em mente que cada aplicação financeira tem suas próprias características, de modo que o risco e o prazo precisam estar alinhados com os objetivos do investidor. ?Não adianta investir numa aplicação financeira de alto risco quando você sabe que precisará utilizar aquele dinheiro num prazo curto. Outra preocupação importante é a liquidez do investimento escolhido, pois alguns não permitem o resgate antes do prazo final estipulado em contrato. Assim não é possível contar com este dinheiro em caso de uma emergência?, ressalta o educador.

Leia também:
Veja quem ditará as regras do consumo 

4. Observe as taxas administrativas: Outras questões que precisam ser observadas antes de escolher um investimento é atentar para taxas de administração(algumas opções não possuem taxas, enquanto outras possuem taxas altíssimas); novamente o prazo de aplicação (quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, menor será a alíquota do imposto de renda) e a rentabilidade (pode ser prefixada, indexada à taxa Selic, indexada ao CDI, indexada ao IPCA), de acordo com o que oferecer a melhor condição.

5. Estabeleça metas financeiras: Por fim, Seabra sugere que o futuro investidor crie objetivos financeiros para poderacompanhar o progresso e ter a motivação necessária para investir com regularidade, todos os meses. ?Quando não temos objetivos definidos, muitas vezes não temos a disciplina e motivação necessárias para investir com consistência, e acabamos não conseguindo acumular dinheiro?, finaliza.

Leia também:
A visão de 11 executivos sobre o que acontece no País 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]