O desemprego cresceu e com ele também subiu a participação dele entre os motivos da inadimplência. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, 42% dos consumidores inadimplentes culpam o desemprego pelas dívidas – um crescimento de 11 pontos porcentuais em relação ao segundo trimestre de 2015.
O resultado é da Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente e refere-se ao segundo trimestre do ano.
Esse motivo é mais citado entre as famílias que ganham até dez salários mínimos. Para 46% dos entrevistados que recebem até 3 salários mínimos e 37% que ganham de 3 a 10 salários, a falta de emprego ocasionou a inadimplência. O segundo motivo foi o descontrole financeiro, com 24% das menções.
A pesquisa ainda mostra que, mesmo após a quitação das contas, os brasileiros inadimplentes vão dar um tempo nas compras: 84% pretendem adiar novas compras. No primeiro trimestre, esse porcentual era de 76%.
Entre os consumidores que pretendem voltar às compras, 37% planejam comprar carro zero. A compra da casa própria aparece em segundo lugar, com 21% das menções.
Gastos com o pagamento de contas diversas – como as de educação e saúde – seguidos das compras de itens de vestuário e calçados, são os principais causadores da inadimplência, ambos com 19% das menções dos entrevistados. Os gastos com contas de concessionárias (água, luz e gás) aparecem em terceiro lugar, com 17% das menções.