Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais brasileiras, mostra que 41,2% dos consumidores pretendem gastar menos com presentes no Dia das Crianças deste ano em relação ao mesmo período de 2014.
Em todas as datas comemorativas até agora, o indicador de consultas para vendas a prazo do SPC Brasil mostrou recuo na comparação com o ano anterior: -4,93% na Páscoa; -0,59% no Dia das Mães; -7,82% no Dia dos Namorados e -11,21% no Dia dos Pais. Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, assim como nas demais datas comemorativas, o resultado de vendas deve ficar abaixo do registrado em 2014.
“Tal resultado pouco animador é reflexo direto da situação econômica. Com o avanço da inflação e piora nos indicadores de emprego, o brasileiro se depara com menos renda disponível”, avalia Pinheiro em nota. “Isso resulta em gastos mais modestos ao longo de 2015, seja pela necessidade de se ajustarem a um orçamento mais apertado, seja por estarem temerosos de que a crise ainda se estenda por mais tempo.”
De acordo com a pesquisa, para 22,1% dos entrevistados que pretendem gastar menos, o endividamento é a principal razão para a diminuição dos gastos no Dia das Crianças ? situação que levou os consumidores a gastarem menos também no Dia dos Pais, em agosto. Outros motivos relatados pelos entrevistados foram a inflação e a instabilidade econômica (17,0%), e a necessidade de economizar (14,2%).
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