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4 Táticas para reduzir o ciclo de vendas no seu negócio

4 Táticas para reduzir o ciclo de vendas no seu negócio

Diminuir a burocracia por meio de assinaturas eletrônicas é alternativa para trazer mais receita e melhorar a experiência dos clientes

Poucos setores são tão estratégicos para um negócio quanto o de vendas, uma vez que é aqui que a empresa consegue fazer seus produtos e serviços virarem receita. Porém, passar por todas as fases do ciclo de vendas e fechar um contrato em pouco tempo pode ser desafiador. Para auxiliar as empresas a reduzirem este prazo e conquistarem mais cliente.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A DocuSign, empresa de assinatura eletrônica e  especialista em Digital Transaction Management (DTM), elencou quatro táticas fundamentais para qualquer negócio.

Mapeamento detalhado

Para começar a encurtar o ciclo de vendas da empresa de forma consistente, é preciso identificar os pontos em que o processo trava e é necessário maior esforço para que o cliente continue sua jornada de compra. Os pontos de lentidão podem estar desde a forma como a empresa estuda o mercado até a maneira como divulga seus produtos ou conduz a negociação direta com o comprador. Para averiguar qual é realmente o problema, é necessário destrinchar todo o processo e acompanhar o resultado de cada uma das etapas, tendo como base dados reais, como métricas de conversão de leads, ticket médio obtido nas primeiras compras e retorno de compradores.

Qualificação da equipe

É essencial que todos os funcionários da área de vendas recebam acompanhamento constante, com feedbacks claros sobre sua forma de atuação, além de receberem treinamentos qualificados para melhorar o desempenho. Alguns pontos devem se tornar constantes, como a capacidade de ouvir atentamente o possível comprador, a necessidade de não alongar demais o processo de convencimento com informações irrelevantes para o cliente e a disponibilidade para responder de forma clara as dúvidas do contato.

Lembre-se de que o ciclo de vendas não se restringe à atividade dos vendedores, mas também envolve o trabalho de atendentes no pós-venda e da equipe de divulgação e marketing, responsável por interpretar dados e direcionar a criação de produtos e serviços, ainda promovendo sua divulgação para os compradores e desempenhando um papel importante no que se refere à retenção de clientes.

CRM

Lançar mão de softwares CRM (sigla em inglês para gerenciamento de relacionamento com clientes) é uma excelente alternativa para manter um rico banco de dados. Essa solução coleta, de forma automática, várias informações tanto sobre clientes já conquistados como sobre leads, envolvendo desde dados pessoais, como idade, até informações específicas, como hábitos de consumo, se visitou ou não seu site e assim por diante. Assim, a empresa passa a contar com um extenso banco de dados sobre seu público, o que alimenta a atuação da equipe de vendas, tornando cada processo mais personalizado e com um potencial de sucesso muito maior.

Redução da burocracia

Um dos pontos de entrave de um ciclo de vendas é uma velha conhecida do empresariado brasileiro: a burocracia. Negociações mais complexas podem envolver, por exemplo, a Receita, exigindo declarações específicas para a cobrança de impostos e tributos. Vendas B2B também são marcadas pelo uso de contratos, seja de garantia ou de manutenção de um serviço por determinado tempo. Isso se traduz no preenchimento de mais papéis e na necessidade de se conseguir autenticações diversas.

Por Gustavo Brant, vice-presidente de vendas da DocuSign na América Latina

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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