/
/
4 desafios para a implantação de tecnologias no varejo

4 desafios para a implantação de tecnologias no varejo

Executivos destacam durante o BR Week os principais desafios encontrados na hora de aplicar novas soluções digitais

Com o advento de novas tecnologias a cada dia, muito se fala sobre o impacto revolucionário que as soluções digitais prometem em relação aos processos e métodos tradicionais. Mas, na prática, como é possível extrair o máximo potencial das diversas tecnologias existentes?

Para Ricardo Chisman, diretor executivo da Accenture do Brasil e mediador do debate durante o BR Week “este é um tema complexo mas que merece ser explorado” . Confira a seguir alguns dos cases que obtiveram resultados a partir de tecnologias indispensáveis.

1) NÃO SE TRATA APENAS DE TECNOLOGIA
De acordo com uma pesquisa feita pela Paquetá Calçados, as duas maiores insatisfações das consumidoras, que formam seu maior público, envolvem principalmente dificuldades em encontrar o número correto e aguardar nas longas filas até o caixa. Para endereçar essas questões a empresa desenvolveu um projeto de venda assistida com smartphone em que o vendedor ficaria apenas 20 segundos longe do cliente. A proposta seria, caso não houvesse a numeração correta, oferecer um catálogo eletrônico capaz de encontrá-la rapidamente, finalizar a venda e enviar para a casa do cliente em 24 horas. “Descobrimos a necessidade de dominar 80 capacidades para implementar a solução, das quais 70% envolvem tecnologia e 30% a mudança de condicionamento”, revelou Jorge Nitschke, CIO da companhia.

2) CRIAR OPORTUNIDADES EXIGE MUDANÇAS CONSTANTES
No entanto, como fazer para usar a tecnologia para reduzir despesas e manter o negocio competitivo? Fernando Fanizzi, diretor de TI da Óticas Diniz, garante que a tecnologia da informação não deve estar mais alinhada ao negócio: “ela é o próprio negócio”. No Brasil, que hoje enfrenta uma das piores crises da história, o maior desafio da tecnologia é a consolidação dos negócios, defende Diniz. “Nesta economia globalizada, o cliente entra na loja sabendo mais do que o vendedor, algo que não ocorria no passado. Se o usuário na ponta não comprar a ideia, não sentir que ganhou com aquilo, fica difícil implantar uma inovação, pois tudo o que é novo assusta e preocupa. Quando não há tecnologia suficiente para sustentar a operação e atender a expectativa do cliente, aparecem tecnologias disruptivas, com modelos simples, mais baratos, e que atendem uma carência agregando valor”, disse o porta-voz.

3) SABER SELECIONAR A TECNOLOGIA ADEQUADA É CRUCIAL
E o que precisamos fazer para que os projetos de tecnologia deem resultado e criem valor? Usar mobilidade para transformar a experiência de consumo e nuvem para levar facilidades até a ponta. Para Ronan Maia, head de consumer da TOTVS, há três fatores para que isso aconteça: pessoas, processos e tecnologia. “É preciso recrutar pessoas alinhadas aos valores e visão da empresa, levando em consideração fatores como liderança, engajamento, clima organizacional e competências. Deve-se selecionar tecnologias apropriadas que realmente enderecem problemas e atenda necessidades a serem atendidas na jornada do clientes”, sugere o executivo. Em vista do mosaico imenso de tecnologias diversas disponíveis hoje, é necessário levar em conta o momento que a empresa se encontra, já que elas podem transforar inclusive a experiência do gestor.

4) O EQUIPAMENTO HOJE PERTENCE AO CLIENTE
Aparecido Raposo, vice-presidente de inovação da Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC), também responsável pelas aquisições da Linx, o equipamento hoje pertence ao próprio cliente, por isso a importância das tecnologias de mobilidade. “Viemos de uma época onde o varejo não tinha a contextualização do CRM e RP – era apenas a caixa registradora e ponto final. Hoje o profissional de TI deve uma pessoa engajada no negócio, e tem que saber inclusive quanto e quando a empresa vendeu antes que qualquer um, já que ele é o grande diferencial de tudo isso”, defende Raposo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]