Utilizar Big Data pode ser crucial para as novas estratégias dos varejistas: detectando os hábitos de consumo do público é possível, por exemplo, desenhar ofertas específicas. O ganho é o aumento de faturamento. Essa é a visão da Netpoints que, com base em um estudo dos carrinhos de compras dos clientes de supermercados parceiros, desenvolveu a tecnologia de “Clubes”.
O conceito serve de base para a realização de ações específicas, de acordo com o perfil de consumo dos clientes associados. Diante dessas informações é possível notar insights interessantes, como a identificação de subgrupos de clientes que por vezes não estão no centro das estratégias de venda. Esse é o caso do público de melhor idade. Confira os dados:
De acordo com a pesquisa da organização, o perfil desses consumidores apresenta predominância de mulheres (64%), que costumam fazer compras no período da manhã. O ticket médio é de R$ 68 (número que representa 30% do faturamento dos supermercados parceiros da Netpoints). Além disso, a avaliação de dados deixa claro que há um destaque relevante para a compra de queijo no público com mais de 50 anos.
Assim, a empresa indica algumas oportunidades de promoção de ação para o aumento de frequência e ticket da Melhor Idade visando alavancar o faturamento das lojas:
• Ministrar cursos sobre queijos finos e promover degustação;
• Exercícios com professor no estacionamento das lojas 30 minutos antes do estabelecimento abrir;
• Empacotadores e funcionários que levem as compras até o veículo do cliente;
• Diminuição da rotatividade de funcionários buscando maior aproximação entre colaboradores e clientes, quesito importante para os clientes da melhor idade.
A Netpoints aponta, ainda, que o sucesso das ações se reflete no aumento da frequência em média de 6,1%, aumento de ticket médio em 8,9% e alavancagem do faturamento em 15,6%.