Boa parte dos brasileiros não pretende presentear as mães neste Dia das Mães. Segundo dados divulgados pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), apenas 58,6% dos consumidores pretendem comprar presentes, valor inferior à média histórica de 64%. A sondagem foi realizada no dia 30 de abril, com 1.126 entrevistados na capital paulista.
E são dois os principais motivos para que isso não aconteça: 13,3% disseram que estão desempregados, ante 4,1% que alegaram o mesmo motivo no ano passado, ou seja, um número três vezes maior. Já os que disseram estar sem condições financeiras ou endividados passaram de 38,6% em 2015 para os 51,8% atuais.
O resultado mostra que a crise econômica tem abalado até quem pretende comprar uma lembrancinha. De um ano pra cá, houve uma queda real de 8% no valor médio do presente.
Segundo a sondagem, 73,3% dos entrevistados alegaram que a situação em 2016 para comprar presentes está pior que no ano passado (52,2%). Com isso, o consumidor quer evitar contrair dívidas e 96,4% dos entrevistados não estão dispostos a recorrer a financiamentos ou empréstimos para comprar presentes na data.
Cresceu, assim, a proporção daqueles que pretendem pagar o presente à vista: 77% do total usarão dinheiro, cheque ou cartão de débito, contra 76,3% no ano passado. O cartão de crédito será o segundo meio mais utilizado (21,4%), e os que vão optar pelo parcelamento e recorrerão a carnês e boletos totalizaram 0,8%.