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Por que os paulistanos não vão presentear as Mães?

Por que os paulistanos não vão presentear as Mães?

Sondagem mostra os motivos pelos quais os paulistanos vão abrir mão do agrado

Boa parte dos brasileiros não pretende presentear as mães neste Dia das Mães. Segundo dados divulgados pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), apenas 58,6% dos consumidores pretendem comprar presentes, valor inferior à média histórica de 64%. A sondagem foi realizada no dia 30 de abril, com 1.126 entrevistados na capital paulista.

E são dois os principais motivos para que isso não aconteça: 13,3% disseram que estão desempregados, ante 4,1% que alegaram o mesmo motivo no ano passado, ou seja, um número três vezes maior. Já os que disseram estar sem condições financeiras ou endividados passaram de 38,6% em 2015 para os 51,8% atuais.

O resultado mostra que a crise econômica tem abalado até quem pretende comprar uma lembrancinha. De um ano pra cá, houve uma queda real de 8% no valor médio do presente.
Segundo a sondagem, 73,3% dos entrevistados alegaram que a situação em 2016 para comprar presentes está pior que no ano passado (52,2%). Com isso, o consumidor quer evitar contrair dívidas e 96,4% dos entrevistados não estão dispostos a recorrer a financiamentos ou empréstimos para comprar presentes na data.

Cresceu, assim, a proporção daqueles que pretendem pagar o presente à vista: 77% do total usarão dinheiro, cheque ou cartão de débito, contra 76,3% no ano passado. O cartão de crédito será o segundo meio mais utilizado (21,4%), e os que vão optar pelo parcelamento e recorrerão a carnês e boletos totalizaram 0,8%.

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