As perspectivas mostram que o número de e-consumidores deve continuar crescendo nos próximos anos, embora seja um crescimento tímido, que acompanha o crescimento do varejo tradicional.
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?A taxa de penetração do varejo digital não chega a ?roubar monte? do varejo tradicional. Historicamente, o varejo on-line representa 5% do varejo tradicional há 15 anos?, afirma Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, um dos palestrantes do BR Week 2016, congresso que debate os principais temas que impactam o varejo brasileiro.
Mas então como encontrar o ponto de equilíbrio entre o físico e o digital? Segundo o especialista, há três axiomas que condicionam o desempenho do varejista neste ambiente:
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1. Arquitetura corporativa deve ter foco no cliente
Tecnologias como o CRM pagaram o preço da arquitetura corporativa não serem orientadas ao cliente no Brasil. Contudo, para que a gestão da empresa possa tirar proveito de plataformas digitais, é necessário partir do pressuposto de que a experiência do consumidor final é o foco principal de qualquer iniciativa ou implementação.
2. Busca on-line pode gerar mais vendas off-line
Primeiramente é preciso saber as motivações e o perfil do consumidor para quem se pretende vender. Trata-se de um processo de inteligência que envolve geolocalização, além de inteligências etimológicas e contextuais. Nesta equação, entretanto, a inteligência de contexto é a mais fraca, já que significa a compreensão de que os parâmetros utilizados para determinada busca não são estanques, ou seja, existem em função de uma finalidade única e clara.
3. Digital acelera o físico
O marketing digital aumenta sensivelmente a capacidade de fazer vendas no mundo físico, mas a recíproca não é verdadeira. Enquanto em outros países o mundo físico ajuda a acelerar as vendas no mundo digital, como os quiosques que permitem fazer fechar a compra virtual in loco em shopping centers, aqui no Brasil o digital é quem acelera o físico ? mas a recíproca não é verdadeira.
Serviço BRWeek
O que: Congresso que debate os principais temas que impactam o varejo brasileiro.
Tema de 2016: “Varejo Orientado a Resultados”
Quando: 27 a 30 de junho
Onde: Hotel Transamérica, São Paulo
Mais informações: www.brweek.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215
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