/
/
3 Passos para construir uma boa estratégia de precificação

3 Passos para construir uma boa estratégia de precificação

Especialista da Enéas Pestana & Associados conta o que as empresas devem considerar na hora de traçar uma estratégia de precificação eficiente

Com a economia em recessão desde 2015 e um consumidor mais racional na hora de realizar suas compras, a precificação tornou-se um grande desafio e de vital importância para as companhias. Mesmo ainda sendo vista por muitos como uma atividade de suporte, a gestão de preços, também conhecida como Pricing ou Precificação, vem ganhando notoriedade nos últimos anos e sendo tratada cada vez mais como um tema estratégico nas grandes empresas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Muitas companhias utilizam métodos mais simples de precificação, baseados apenas nas informações de custo e no preço da concorrência, o que, muitas vezes, acaba levando a uma situação de guerrilha, tirando o foco do consumidor e reduzindo a margem do negócio. Com a evolução da metodologia, o conceito de Precificação com Base no Valor Percebido implementado em algumas companhias tem ajudado a aumentar a competitividade e também a assegurar uma melhor rentabilidade.
Com o objetivo de capturar o maior valor possível para cada bem e serviço vendido, o conceito de Precificação com Base no Valor Percebido é mais abrangente e exige que você conheça as expectativas e necessidades do seu público-alvo. A chave é colocar o seu consumidor no centro das decisões e oferecer uma boa experiência de compra. Cada detalhe é importante: desde uma política de preço adequada e promoções bem realizadas até a organização dentro das lojas. São ações que, no final, farão toda a diferença.
Além do foco no consumidor, uma boa prática de precificação deve contemplar obrigatoriamente três passos:

Estratégia Comercial

Deve ser construída em alinhamento aos objetivos da companhia. Ou seja, a definição do posicionamento, o papel de cada categoria, o mix de margem, o tipo de canal, os principais concorrentes devem refletir as necessidades de rentabilidade esperada pelo negócio. A estratégia comercial será a base para o processo de precificação.

Processo

Um processo bem-definido e suportado por ferramentas adequadas será de suma importância para garantir que as políticas de preços e descontos sejam respeitadas e, consequentemente, que as margens da companhia sejam alcançadas. Para isso, as responsabilidades devem estar bem definidas e claras para todas as áreas envolvidas. A área ou o profissional responsável pela precificação deve ter uma visão independente e apoiar a área Comercial na realização das melhores negociações do ponto de vista de rentabilidade para o negócio.

Execução

Uma boa execução da precificação exige responsabilidade e, principalmente, agilidade na tomada de decisão para responder rapidamente às ações do mercado como também atender às frequentes mudanças na legislação tributária. E, para isso ocorrer, é necessária a participação das principais áreas da companhia como Comercial, Pricing, Logística, Operações, Marketing e Financeiro.
Para terminar, convido todos a responder às seguintes perguntas: O meu consumidor está no centro das minhas decisões? Qual relevância o processo de precificação tem na minha companhia (Suporte ou Estratégico)? Faça uma reflexão e avalie se sua companhia precisa de mudanças.
Rogério Soares é sócio sênior da Enéas Pestana & Associados

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]