Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 aplicativos especiais para te ajudar a manter o foco no trabalho

3 aplicativos especiais para te ajudar a manter o foco no trabalho

A produtividade está baixa? Sem foco? Não se preocupe! A NOVAREJO separou três apps e (um bônus!) para te ajudar a concentrar. Confira

Tem dias que não tem como: é a notificação nas redes sociais, algo legal que passou e dá uma bela foto ou o grupo do WhatsApp que está ainda mais animado. Todas as coisas parecem ser mais interessantes do que você tem para fazer.
Com a falta de foco, é normal acabar o dia frustrado, atolado de coisas que você não fez e que terá que se redobrar no dia seguinte para fazer. Se você se identificou com essa situação, não se desespere, essa reportagem é para você.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

1. Foco sustentável

A sua atenção pode ajudar o mundo. É com esse slogan que o aplicativo Forest: Stay Focus tenta convencer os usuários a se manterem focados em suas tarefas do dia a dia enquanto ele planta árvores virtuais na tela do celular.
Ao abrir o aplicativo sedento de ajuda para se manter focado, o usuário determina no app quantos minutos (ou horas) precisa ficar longe do celular. A partir de então, o cronometro começa a rodar e a pequena muda de planta começa a brotar, crescer e no fim vira uma árvore robusta.
Cada vez que o usuário decide focar uns minutos longe do smartphone, uma árvore nasce em sua minifloresta virtual dentro do aplicativo, que pode ser comparado com outros dias.

Broncas

“Continue focado!” Essa é apenas uma das várias broncas que você receberá se tentar pegar o celular. “Coloque a tela do celular para baixo”, “Volte para o trabalho”, “Me deixe!” e “Pare de trapacear” são outras puxadas de orelha que o aplicativo dá caso você se esqueça e, bem, pegue o celular antes do tempo estipulado.
Mas caso não tiver jeito e você pegar no celular, não se preocupe, o aplicativo não será bonzinho e vai te punir por isso. Na tela do smartphone verá a sua árvore seca e morta, cujos galhos secos permanecerão na floresta virtual, lembrando você que naquele momento não houve foco o suficiente.

Vida real

A cada árvore concluída, o usuário ganha moedas para adicionar na sua carteira virtual. Quanto mais longa for o seu período de foco, mais moedas você ganha. Com elas, é possível comprar outros tipos de plantas e árvores – há modelos que variam de pequenos arbustos a casas na árvore.
Quanto atingir 2.500 moedas é possível ainda plantar uma árvore de verdade, no mundo real. Isso ocorre devido à parceria da empresa com a ONG Trees for Future que apoia e investe no reflorestamento na África.
Para estimular a você plantar de verdade, o próprio aplicativo faz uma contagem de quantas mudas reais já foram plantadas graças ao foco dos usuários. Na tarde desta quinta-feira (17), o número já ultrapassava 1,6 bilhões de mudas.
É possível fazer o download do Forest para o celular tanto pela Apple Store quanto pelo Google Play. Os celulares da Apple precisam desembolsar US$ 1,99 para baixá-lo.
E quem pensou que pode burlar o sistema no computador, saiba que há extensão do aplicativo disponível para o Google Chrome, com a mesma característica do aplicativo.

2. Nem tente!

Se a plantação de árvores na África não toca seu coração o suficiente para largar o bate-papo nas redes sociais, o aplicativo ClearLock: Block Distractions pode ser a solução para o seu problema.
A função dele, como diz o próprio nome, é bloquear aplicativos do seu celular para evitar possíveis distrações. Para isso, basta selecionar quais apps entram na lista negra e por quanto tempo. Assim, o dispositivo evita que você use Facebook, WhatsApp, Instagram e qualquer outra rede social que tome seu tempo.
O tempo mínimo de travamento é de 10 minutos e o máximo de 3h. Ao contrário do Forest, não há nenhuma outra interação deste app além de bloquear os outros dispositivos do seu celular.
O ClearLock está disponível apenas para Android, na versão gratuita. O aplicativo só funciona em inglês.

3. Pomodoro digital

A técnica do Pomodoro, que estipula 25 minutos de foco total seguido de poucos minutos obrigatórios de descanso, é conhecida e aplicada há anos tanto para estudos quanto para trabalho. Muitas pessoas usam o alarme do próprio celular para cronometrar os momentos o que pode ser uma bela tentação para quem quer procrastinar.
O Brain Focus Productivity é um aplicativo que digitaliza a técnica do Pomodoro. É possível definir qual tarefa você vai fazer – estudar, trabalhar ou deveres domésticos – e iniciar o cronometro.
As informações são armazenadas no próprio aplicativo, assim o usuário pode acompanhar quantos minutos usou para ficar focado ou relaxar.
O Brain Focus está disponível tanto para celulares Android quanto iPhone, ambos gratuito.

Bônus!

Já está mais do que comprovado que a meditação traz grandes benefícios para a mente das pessoas. Mas com o dia a mil por hora pode ser difícil fazer a mente parar parar prestar atenção apenas na própria respiração.
Há dezenas de aplicativos gratuitos que ajudam na meditação. Entre os mais famosos está o Insight Timer, um aplicativo que funciona como guru de prática e rede de incentivo de meditação entre praticantes.
No app é possível fazer centenas aulas de meditação guiada (inclusive em português do Brasil!), cronometrar o tempo para praticar sossegado, músicas relaxantes e mantras específicos para meditação.
O Insight Timer está disponível tanto para iOS quanto para Android, ambos gratuitos.
Bem… Não há desculpas agora, né? Vá se concentrar!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]