Um levantamento inédito feito pelo pesquisador Pedro Paro, especialista em propósito e estratégia de empresas da Universidade de São Paulo (USP) apontou as 22 empresas mais humanizadas do Brasil. Com o apoio do jornalista Rodrigo Caetano, a pesquisa listou as companhias que elevam seus custos através da humanidade e que possuem o capitalismo consciente como princípio da sua atuação.
A lista não possui caráter de ranking e mapeou, entre 1.115 empresas, quais promovem práticas alinhadas aos seus princípios e ideais de fazer negócios para melhorar o mundo.
O estudo, conforme relata Pedro Paro, foi iniciado em 2016 em meio aos escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo empreiteiras na Operação Lava Jato. O processo da pesquisa se deu com a análise de bases de dados sobre os principais stakeholders de atuação de qualquer empresa, como colaboradores, consumidores e investidores.
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Estrutura
Das 1.115 companhias selecionadas, 22 foram eleitas e apontadas como as mais humanizadas do mercado nacional. Para tal seleção, Pedro conta que quatro critérios foram escolhidos baseados no capitalismo consciente, como propósito maior, liderança para stakeholders, cultura e liderança consciente.
Entre os aspectos citados pelo estudo, Paro aponta o comportamento dos millennials e sua entrada no mercado de trabalho como um fator para modificação das empresas.
“Eles buscam uma compra diferenciada, uma empresa alinhada com o seu propósito. Por isso tantas startups surgem no mercado”, conta. Ainda de acordo com o pesquisador, empresas que fazem o bem para a sociedade são mais lucrativas.
Após a segmentação de empresas, o jornalista Rodrigo Caetano entrevistou diretores e fundadores das companhias escolhidas para recolhimento de outras informações e ideias para incentivar outras instituições para investir nesse conceito.
“Os líderes têm consciência das conexões e das interdependências das relações entre ele e seus colaboradores. A ideia é promover o princípio de que juntos, todos são mais fortes”, completa o jornalista.
Capitalismo Consciente
O movimento pela sustentabilidade e proteção do meio ambiente cresce a cada ano. Mas afinal, o que é capitalismo consciente? O conceito surgiu como um movimento global nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf.
A pesquisa tinha o objetivo de verificar como algumas empresas conseguiam manter alta reputação e fidelidade dos clientes sem ter investimentos exorbitantes em publicidade e marketing.
Antes de ser publicado, o estudo chegou ao conhecimento de John Mackey, CEO da Whole Foods, que identificou no manuscrito muitas características e atitudes que há muitos anos já aplicava em seu negócio. Logo depois, o estudo evoluiu para o livro Firms of Endearment (traduzido para o português como “Empresas Humanizadas”) publicado em 2007 com princípios de empresas que lucram a partir de paixão e propósito.
Confira a lista de empresas mais humanizadas do Brasil
- Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein
- Bancoob
- Grupo Boticário
- Braile Biomédica
- Cacau Show
- Cielo
- Clearsale
- Elo 7
- Johnson&Johnson
- Grupo Jacto
- Klabin
- Malwee
- Mercos
- Multiplan
- Natura
- Reserva
- Tetra Pack
- Raccon
- Unidas
- Unilever
- Venturus
- Toca