/
/
/
/
/
Cenário econômico brasileiro: adaptações, desafios e tendências de consumo

Cenário econômico brasileiro: adaptações, desafios e tendências de consumo

Mesmo que 98% dos brasileiros estejam preocupados com as mudanças no custo de vida, hábito de presentear continua entre os consumidores

Para os consumidores, o cenário econômico brasileiro dos últimos foi incerto e desafiador, o que os levou a reavaliar suas prioridades quanto às despesas. As mudanças no comportamento de consumo foram causadas por inflação, pandemia, guerras e incertezas políticas. Esse novo comportamento faz parte da realidade de pessoas em todo mundo e, no Brasil, quase todos ainda se preocupam com a situação econômica.

Alimentação e inflação causam receio sobre custo de vida dos brasileiros

Desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou, as preocupações econômicas passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro. Porém, algumas delas se destacam e, ainda em 2023, estão presentes no cotidiano do consumidor. O receio com o preço dos alimentos (76%) está entre as mencionadas, em primeiro lugar, seguida pela inflação (73%). Em setembro de 2022, essas mesmas preocupações apresentavam, respectivamente, 62% e 67%.

A segurança do emprego também tem tirado o sono de 48% dos brasileiros. Além disso, o estudo mostrou que a perda de emprego impactou inúmeras famílias. Prova disso é que, nos últimos 6 a 12 meses, a pesquisa mostrou que 54% das pessoas da Geração Z passaram por uma demissão. Entre os Gen Z, o número é grande se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Além disso, os consumidores brasileiros se preocupam com o valor pago nos combustíveis (38%), a recessão econômica (23%) e com os serviços públicos (22%).

Em cenário incerto, brasileiros se moldam

O comportamento do brasileiro referente aos hábitos de consumo acompanha a situação econômica. No atual cenário, 66% dos consumidores passaram a planejar suas compras. Além disso, 54% começaram a comprar marcas mais baratas e até mesmo produtos genéricos. As promoções também chamam a atenção de 50% dos clientes, bem como os anúncios que prometem entregar dois produtos pelo preço de um.

Em alguns casos a fidelidade às marcas continua, e 37% dos brasileiros seguem comprando os mesmos produtos, porém, em menor quantidade. Existem ainda aqueles que compram em grande quantidade com o objetivo de reduzir custos (23%), enquanto outros utilizam voucher e cupons em suas compras (22%).

Mesmo em cenário econômico incerto, brasileiro mantém o hábito de presentear

Apesar dos desafios, o hábito de presentear continua vivo no cotidiano dos brasileiros. Porém, com algumas mudanças. No cenário atual, os cartões-presente se tornaram opções e mostraram um salto, uma vez que 37% dos consumidores pretendiam presentear dessa forma em 2022, e esse percentual aumentou para 64% em 2023.

A justificativa dos consumidores por essa preferência é a possibilidade de escolha e flexibilidade. Em tempos de cenário econômico incerto, acertar na hora de presentear também tem sido uma forma de usar o dinheiro sem erros, e por isso os cartões-presente surgiram como alternativa. Prova disso é que 78% do público da pesquisa afirmou optar pelo formato para não correr riscos de comprar algo que não será útil ao destinatário.

As necessidades também têm sido foco para 83% dos consumidores que optam por comprar cartões-presente. Outros 9% relatam que as compras foram motivadas por suas vontades, enquanto 8% dizem que ambas as opções foram motivações.

No Brasil, quem gosta de presentear, e quando?

As gerações mais jovens estão mais dispostas a contemplar alguém com um presente. O estudo mostrou que os millenials, aqueles que nasceram entre 1981 e 1995, são os mais dispostos à prática. Eles são seguidos pela geração Z, composta pelos que nasceram após 1995 e até 2010.

A pesquisa mostrou ainda que, além dos feriados, os aniversários também movimentam o varejo. Entre o público da pesquisa, 89% das pessoas afirmaram comprar presentes quando alguém especial comemora mais um ano de vida. A opção ficou à frente do Dia das Mães e do Dia dos Pais, quando, respectivamente, 82% e 69%, dos consumidores brasileiros enxergam nas datas oportunidades para presentear. O Dia dos Namorados surge logo atrás, com 67%.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 281

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenadora de Mídia
Camila Puente

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 281

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenadora de Mídia
Camila Puente

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]