/
/
/
/
/
Idosos online: uso da internet dispara entre público 60+

Idosos online: uso da internet dispara entre público 60+

Celular é apontado como dispositivo mais usado para o acesso da internet, e uso de computadores cai entre todas as faixas etárias

Apesar de os idosos ainda fazerem parte dos grupos etários com menor percentual de pessoas que usaram a internet em 2022 – o outro é composto pelas crianças –, o acesso à rede dentro dessa faixa etária acelerou nos últimos anos e foi o maior entre todas as outras. Em 2016, os brasileiros que tinham 60 anos ou mais e se conectavam com o mundo virtual eram 24,7%. Em 2022, cresceu para 62,1%.

É importante salientar ainda que, de acordo com o Censo Demográfico 2022, elaborado pelo IBGE, a população idosa no Brasil tem aumentado. Pessoas que têm mais de 60 anos somam 32.113.490, e representam 15,6% da população. Em relação a 2010, quando o percentual era 10,8% com 20.590.597 idosos, o aumento foi de 56%. O índice de envelhecimento era de 44,8 em 2010, e chegou a 80,0 em 2022. Ou seja, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, há 10 idosos.

Estudantes da rede privada de ensino têm mais acesso à internet

Quando o estudo passou a considerar a rede de ensino e a relação com o acesso à rede, foi notada uma diferença no uso da internet por parte dos estudantes. Aqueles que estão em instituições privadas e têm conexão com o ambiente virtual são 98,4%, contra 89,4% da educação pública.

Além disso, os dispositivos usados pelos estudantes se diferem de acordo com a rede de ensino. Enquanto 75% daqueles que estão na rede privada usam a internet por microcomputador, entre os alunos da rede pública esse percentual cai para 31,2%.

Ao segmentar para o uso de internet dentro das redes públicas de ensino, o PNAD mostrou que 8,9% das pessoas que utilizaram a conexão afirmaram ter acessado o serviço gratuitamente em escolas, universidades ou bibliotecas públicas. Já quanto ao número de estudantes brasileiros do ensino público que utilizaram a rede durante o período do estudo, o percentual é de 26,7%.

Como é o uso da internet no Brasil? Por quem? E para quê?

Os dispositivos mais usados:

  • Celular: 98,9%, como meio mais usado;
  • Televisão: 47,5%, que em 2016 tinha um percentual de 11,3%;
  • Microcomputador: 35,5% em 2022, com uma queda significativa, pois em 2016 o percentual era de 63,2%;
  • Tablet: caiu de 16,4% em 2016 para 7,6% em 2022.

A frequência do uso da internet no Brasil também mudou durante os anos. Em 2022, 93,4% dos brasileiros estavam conectados todos os dias e apenas 2,7% não usavam a rede de forma tão habitual, entre cinco e seis dias semanalmente. Outros 3,2%, acessaram a conexão entre uma e quatro vezes por semana. Já os que estavam na internet menos de uma vez por semana eram 0,7%.

O estudo mostrou ainda a finalidade do uso da internet no Brasil:

  • Receber chamada de voz ou vídeo: 94,4%;
  • Troca de mensagens por aplicativos: 92%;
  • Assistir vídeos, séries, programas e filmes: 88,3%;
  • Usar as redes sociais: 83,6%;
  • Ouvir músicas, rádio ou podcast: 82,4%;
  • Ler jornais, notícias, livros ou revistas pela internet: 72,3%;
  • Acessar banco ou instituições financeiras: 60,1%;
  • Enviar ou receber e-mails: 59,4%;
  • Jogar: 32,4%.

O faz uma pessoa a não acessar a internet?

A condição social e o grau de instrução continuam como os principais motivos que limitam o acesso dos brasileiros à rede. Entre as 185,4 milhões de pessoas com 10 anos ou mais abordadas pelo estudo, 12,8% não tinham usado a internet no período da pesquisa. 78,5% desse grupo são pessoas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto. Além disso, aqueles que têm entre 60 anos ou mais representam 52,3% dos brasileiros que não têm conexão.

Além disso, 47,7% desse grupo que não tem acesso à rede alegou como motivo a falta de conhecimento sobre o uso, e outros 23,5% disseram não ter necessidade. A situação financeira também foi apontada, e 16,2% consideram que o serviço de internet ou os equipamentos eletrônicos para o uso no Brasil são caros. Já na Região Norte, o sinal não está disponível para 9,7% e 8% na área rural.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]