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O segmento que mais respeita o consumidor por faixas de renda

O segmento que mais respeita o consumidor por faixas de renda

Programas de Fidelidade e Streaming por Assinatura se destacam entre consumidores com maior renda mensal

Quando o assunto é respeito, os consumidores têm diferentes perspectivas sobre quais são as empresas e segmentos que mais aplicam esse conceito na prática. Além das impressões individuais, outros fatores podem contribuir com essa diferença – desde faixa etária, região do país onde mora, e até faixa de renda.

Veja a classificação

Entre os consumidores com renda de até R$ 1.320, Alimentos se destaca como o segmento que mais respeita com 16% das menções desses entrevistados. Em segundo lugar, está Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (13%), Higiene Doméstica (7%), Farmácias (7%) e Fast-Food (5%).

Já para clientes com renda entre R$ 1.321 e R$ 2.640, o ranking se mantem o mesmo, apenas com mudanças de intensidade. Alimentos ocupa ainda a primeira posição, com 15% dos votos, seguido por Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (12%), Higiene Doméstica (6%), Farmácias (6%) e Fast-Food (4%).

Para consumidores com renda entre R$ 2.641 e R$ 3.961, Farmácias passa a ocupar a terceira posição entre os segmentos que mais respeitam o cliente por pouco: Alimentos com 15%, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (11%), Farmácias (6%), Higiene Doméstica (6%), e Fast-Food (4%)

Entre aqueles com renda entre R$ 3.961 e R$ 6.660, a quinta posição passa a ser ocupada pelos Programas de Fidelidade, com 4% de menções. Alimentos mantém a liderança com 13%, seguido por Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (11%), Farmácias (5%) e Higiene Doméstica (5%).

Os consumidores com renda mensal entre R$ 6.601 e R$ 13.200 possuem uma visão ainda mais positiva dos Programas de Fidelidade, que passam a ocupar a quarta posição entre os segmentos que mais respeitam o cliente, com 5%. Os demais se apresentam em Alimentos (13%), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (9%), Farmácias (6%), e por último, Higiene Doméstica (5%).

A categoria de consumidores com renda mensal de R$ 13.201 até R$ 19.800 insere um novo segmento: os Streamings por Assinatura, na quarta posição, com 5% dos votos. Os demais segmentos que mais respeitam o consumidor para esse grupo são: Alimentos (10%), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (8%), Higiene Doméstica e, em quinto lugar, Farmácias (5%).

Por fim, entre os consumidores com renda acima de R$ 19.800, o segmento de Streaming por Assinatura ocupa a segunda posição como o que mais respeita o consumidor, com 9% das menções. Em primeiro lugar, Alimentos (10%), em terceiro Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (7%), seguido por Programas de Fidelidade (5%) e Farmácias (5%).

Conheça a Metodologia do Prêmio

Os resultados dos rankings por faixa de renda mensal dos consumidores foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada pela Opinion Box, considerando a amostra de respondentes no Brasil. Em um painel online, 2.249 pessoas das classes A, B1/B2, C1/C2 – entre homens e mulheres acima de 18 anos e espalhados em todo o território nacional – responderam a um questionário estruturado, com 20 perguntas fechadas com duração de 20 minutos totais, entre julho e setembro (margem de erro geral: 2% pp).

Cada consumidor entrevistado responde perguntas sobre seis segmentos e faz pelo menos 60 avaliações. Na pesquisa, o respondente:

  • Indica empresas com as quais teve contato e transacionou nos últimos seis anos;
  • Aponta os atributos mais importantes;
  • Seleciona as marcas mais respeitosas;
  • Avalia as marcas;
  • Explica o motivo da nota daquela marca;

A CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realiza análises dessa pesquisa e identifica as empresas que mais respeitam o consumidor.

O Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor considera 11 critérios em sua avaliação das organizações:

  • Presença de produtos de boa qualidade e variedade de produtos;
  • Prática de preços considerados justos;
  • Resolução de necessidades, solicitações e/ou reclamações;
  • Atendimento solícito, ágil e omnicanal;
  • Oferece facilidade e simplicidade;
  • Transparência na comunicação com a sociedade;
  • Inclusão e acessibilidade;
  • Apoio a causas sociais e instituições sociais e não polui o meio ambiente;
  • Inovação e experiência figital;
  • Promessas são cumpridas;
  • Entendimento das necessidades do consumidor.


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SUMÁRIO – Edição 284

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