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Proptechs: Housi deve alcançar R$ 100 milhões em receita até o fim do ano

Proptechs: Housi deve alcançar R$ 100 milhões em receita até o fim do ano

Plataforma oferece imóveis por assinatura aliada a soluções tecnológicas para uma melhor experiência de locação

A tecnologia acelerou as mudanças no setor imobiliário. Com os novos hábitos de consumo e a busca por soluções funcionais no estilo de morar, as Proptechs, startups ligadas ao mercado de imóveis, surgem para intensificar a digitalização do setor e deixar a experiência de locação mais fluida. O futuro da moradia se apresenta promissor, em 2022, as startups imobiliárias foram responsáveis pela captação de investimentos de US$ 871 milhões, de acordo com dados da Sing Hub.

Fundada em 2019 pelo empresário Alex Lafer, a Housi – startup imobiliária de moradias flexíveis e sob demanda – tem metas ambiciosas até o final do ano. Com valor geral de vendas superior a R$ 6 bilhões e 120 lançamentos, a proptech deve alcançar R$ 100 milhões em receita e, a tecnologia surge como uma força motor que tem acompanhado as tendências de comportamento dos consumidores. Em entrevista para a Consumidor Moderno, o CEO diz que a revolução digital impacta em toda experiência do cliente. “Nós acreditamos que morar é uma experiência, com a praticidade de ter tudo por perto, viver conectado a serviços físicos e digitais”.

De fato, o cliente quer mais conforto, conectividade e um espaço para morar que vá além do espaço físico. Nesse contexto, a plataforma trouxe para o Brasil o conceito de moradia inteligente, Smart Living, que oferece um estilo de vida conectado e integrado aos serviços e facilidades modernas. O executivo explica que esses apartamentos já vêm equipados com recursos como fechaduras eletrônicas, sistemas de automação residencial, controle de iluminação, por exemplo.

A tecnologia como aliada para transformação do setor

Essas tecnologias são usadas de forma estratégica com foco em soluções no aprimoramento da experiência dos clientes. “A Housi surgiu para resolver as dores dos nossos clientes, pensamos no morador, no incorporador, investidor e nos corretores. Todos os produtos criados na Housi levam o conceito de economia de tempo, praticidade e rentabilidade” exemplifica.

A plataforma desenvolveu duas soluções para facilitar a vida de seus clientes, uma é um app que integra produtos e serviços nos empreendimentos e nos prédios prontos. Batizado de AppSpace, que busca melhorar a experiência do morador através de soluções como mercado autônomo, eletropostos, carro compartilhado, serviços físicos e digitais. Outra tecnologia desenvolvida pela plataforma é a HCondo, que foi criada pensando em como facilitar o dia a dia dos síndicos e moradores, e torna possível cadastrar moradores, pet, pagamento de contas, reserva de ambientes, além do consumo de produtos e serviços de forma digital no Appspace.

“Entendemos que para escalar precisamos de bons parceiros, e um bom exemplo é o hub do AppSpace, que conta, hoje, com mais de 120 marca parceiras que estão alinhadas aos nossos valores e propósito, e querem crescer juntas, levar toda a solução para dentro das residências, a nível Brasil”, destaca Lafer.

Imóveis para rentabilizar

A plataforma chegou ao mercado com um objetivo bem específico: o de auxiliar os incorporadores parceiros a venderem suas unidades aos investidores interessados em buscar imóveis para rentabilizar. Os imóveis estão espalhados em várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Chapecó, Joinville, São José do Rio Preto e Lucas do Rio Verde, fazendo a gestão das unidades, apartamento decorado e o conceito Smart Living. Nesse sentido, a proptech auxilia incorporadores parceiros a vender suas unidades aos investidores interessados em buscar imóveis para rentabilizar.

“Nós ficamos com um percentual representativo de vendas sobre este montante, principalmente distribuindo as unidades para clientes de fora das praças onde estão sendo lançados, muito pela projeção nacional e internacional, por conta de ser uma solução que atende o investidor que tenha base em qualquer lugar do planeta”, afirma Ale Lafer.

Cultura organizacional com foco no colaborar

A cultura organizacional está atrelada na busca pela excelência no cliente. O executivo conta que colaborar é uma peça-chave para impactar no relacionamento da marca com os clientes, além de solidificar a reputação da empresa. Para isso, é feito investimento no treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Parte dessa cultura também está atrelado feedback constante em ambientes que estimulem a inovação.

“Nossa liderança inspira todos a elevar a experiência do cliente a níveis excepcionais. Isso não se deve apenas aos momentos incríveis que proporcionamos, mas também à criação de padrões elevados ao ouvir nossos clientes, às informações valiosas que eles compartilham e à nossa dedicação inabalável à excelência no atendimento ao cliente. É uma jornada na qual a responsabilidade com nossos clientes é o nosso Norte”.

O papel do síndico com a evolução das proptechs

Os condomínios modernos estão se tornando cada vez maiores e mais complexos, assemelhando-se a organismos vivos que precisam se adaptar ao mundo em constante mudança. À medida que as proptechs avançam e veem provando cada vez mais que essa é uma tendência do setor, por outro lado, os síndicos devem acompanhar a evolução do setor imobiliário.

Na visão do especialista Leandro Cesar Diniz da Silva, escritor do livro “O guia de bolso definitivo para Gestão de Condomínio” e gerente acadêmico digital do Centro Universitário Newton Paiva, com a ascensão das proptechs, é importante que os síndicos estejam cientes das mudanças no ambiente dos condomínios, além de contarem com suporte jurídico e adotarem tecnologias para uma gestão mais eficiente e legalmente segura.

“Tenho defendido que os condomínios atuais, cada vez maiores e mais complexos, são quase como organismos vivos e que precisam se adaptar ao que acontece no mundo, de forma geral. Porém, é cada vez mais importante o síndico ter uma assessoria jurídica muito boa capaz de dar suporte nas decisões. Veja que no Brasil, possuímos leis que entrelaçam e podem causar uma série de olhares, por isso, o maior desafio do síndico é ter a garantia legal de que não está quebrando leis ou gerando algum passivo jurídico para os moradores! As ferramentas do tipo proptechs são um caminho sem volta. Entendo que, da mesma forma que as ferramentas evoluem, a gestão deve evoluir também!”.



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