O ano passado foi realmente pesado para grande parte dos brasileiros. Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que o ano passado terminou com 58,3 milhões de brasileiros negativados. Ao todo, o ano terminou com 700 mil pessoas a mais do que em janeiro de 2016.
Apesar de alto, contudo, o número vem caindo em relação a anos anteriores. A comparação entre janeiro e dezembro de 2015, o aumento foi bem mais expressivo, de 2,5 milhões de nomes.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“A explicação para a desaceleração do crescimento da inadimplência desde o primeiro trimestre do ano reside no fato de que o próprio cenário de recessão da economia, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, também restringiu a tomada de crédito por parte dos consumidores”, afirmou, em nota, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.
“Isso quer dizer que o consumidor encontra mais dificuldade para se endividar e, sem se endividar, não pode ficar inadimplente”, explicou.
Outro dado que mostra a desaceleração é o avanço de 1,44% no número de inadimplentes em relação a 2015 – a menor variação para um ano desde o início da série histórica.
Segundo o estudo, 39% da população brasileira adulta está registrada em listas de inadimplentes, enfrentando dificuldades para realizar compras a prazo, fazer empréstimos, financiamentos ou contrair crédito.
Considerando as regiões, a Sudeste concentra o maior número absoluto de consumidores negativados no País: são 24,23 milhões de brasileiros, o que representa 37,3% da população adulta da região.
A segunda região com maior número absoluto de devedores é o Nordeste, que conta com 15,74 milhões de negativados, ou 39,7% da população. Em seguida, aparecem o Sul, com 7,96 milhões de inadimplentes (35,8% da população adulta), o Norte, com 5,34 milhões de devedores (46,0% do total da população residente) e o Centro-Oeste, que por sua vez, aparece com um total de 4,99 milhões de inadimplentes, ou 43,8% da sua população.
2016 termina com mais de 58 milhões de brasileiros negativados
Segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, apesar do número alto, inadimplência desacelerou no ano passado. Entenda
- Camila Mendonça
- 2 min leitura
Recomendadas
MAIS MATÉRIAS
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Copyright 2024 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.