Pesquisar
Close this search box.
/
/
20 objetos mortos pela tecnologia nos últimos 20 anos

20 objetos mortos pela tecnologia nos últimos 20 anos

A tecnologia mudou o mundo. E aposentou alguns utilitários das décadas passadas

O mundo evoluiu mais nos últimos 100 anos do que em toda a sua história anterior. E os últimos 20 anos foram a quinta marcha do progresso, que começou timidamente em 70, germinou na década de 1980 e floresceu nos anos 1990.

Uma prova disso é que deixamos de usar muitos itens que faziam parte do nosso cotidiano. Conheça alguns deles:

1. Relógios de pulso (os tradicionais)
Os tradicionais mostradores de horas não fazem mais o menor sentido para os dias de hoje. Mas foram repaginados como wearable devices que aos poucos começam a conquistar adeptos.

2. LP, K7, CD e disquete
Ouvir música ou gravar dados não requer mais nenhum aparato físico, só um bom plano de dados.

3. Enciclopédia, dicionário e lista telefônica
Afinal, agora temos o Google.

4.  Rádio-relógio
Não serve mais nem como rádio, nem como relógio e menos ainda com o alarme depois dos celulares.

5. Agenda telefônica
Outra coisa que os celulares engoliram.

6. Agentes de viagem
Quem precisa das agências e agentes com os comparadores de preços e vantagens online?

7. Telefone fixo
Além de algumas empresas, quem precisa de telefone fixo hoje em dia?

8. Jornais
Não que eles tenham morrido, mas suas versões online ganham popularidade enquanto grandes conglomerados de comunicação apostam em assinaturas virtuais.

9. Mimeógrafo
As impressoras mataram o simpático mimeógrafo, mas hoje também correm risco, assim como a hegemonia do papel nas nossas vidas. Embora o 3D tenha vindo para redefinir seu significado.

10. Crediário
O bloqueto de cobranças e as notas promissórias perderam espaço com a segurança dos cartões de crédito.

11. Secretária eletrônica
Muitas pessoas abaixo dos 15 anos sequer sabem o que é uma secretária eletrônica. Afinal, parece tão natural o serviço ser acoplado à telefonia.

12. TV por assinatura
Ainda não morreu no Brasil, mas pode começar a agonizar se não passar por um processo de reformulação após a entrada de players como Netflix no mercado.

13. Telefones públicos
Os populares orelhões ficaram abandonados, à mercê dos anúncios do comércio sexual, enquanto poderiam ser adaptados às nossas novas necessidades , como carregadores de celular.

14. Filme fotográfico
Se você não for um fotógrafo profissional ou um romântico saudosista, dificilmente usará rolos de filme novamente.

15. Fax
Passar um fax agora não serve nem como piada, pois os mais jovens não a entenderiam.

16. Papel carbono
Pergunte a uma criança o que é isso, ela dificilmente saberá.

17. Botões
Além dos das calças e camisas, dificilmente usaremos botões em aparelhos tecnológicos novamente.

18. Papel
Guardar comprovantes impressos, enviar convites de papel ou simplesmente imprimir algo importante não é mais necessário.

19. Máquina de escrever
Românticas, mas nada funcionais atualmente. A não ser que aconteça uma crise de energia.

20. Google Glass
Aquele que foi sem nunca ter vindo (afinal, quantas pessoas você já viu usando um?).

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]