/
/
20 objetos mortos pela tecnologia nos últimos 20 anos

20 objetos mortos pela tecnologia nos últimos 20 anos

A tecnologia mudou o mundo. E aposentou alguns utilitários das décadas passadas

O mundo evoluiu mais nos últimos 100 anos do que em toda a sua história anterior. E os últimos 20 anos foram a quinta marcha do progresso, que começou timidamente em 70, germinou na década de 1980 e floresceu nos anos 1990.

Uma prova disso é que deixamos de usar muitos itens que faziam parte do nosso cotidiano. Conheça alguns deles:

1. Relógios de pulso (os tradicionais)
Os tradicionais mostradores de horas não fazem mais o menor sentido para os dias de hoje. Mas foram repaginados como wearable devices que aos poucos começam a conquistar adeptos.

2. LP, K7, CD e disquete
Ouvir música ou gravar dados não requer mais nenhum aparato físico, só um bom plano de dados.

3. Enciclopédia, dicionário e lista telefônica
Afinal, agora temos o Google.

4.  Rádio-relógio
Não serve mais nem como rádio, nem como relógio e menos ainda com o alarme depois dos celulares.

5. Agenda telefônica
Outra coisa que os celulares engoliram.

6. Agentes de viagem
Quem precisa das agências e agentes com os comparadores de preços e vantagens online?

7. Telefone fixo
Além de algumas empresas, quem precisa de telefone fixo hoje em dia?

8. Jornais
Não que eles tenham morrido, mas suas versões online ganham popularidade enquanto grandes conglomerados de comunicação apostam em assinaturas virtuais.

9. Mimeógrafo
As impressoras mataram o simpático mimeógrafo, mas hoje também correm risco, assim como a hegemonia do papel nas nossas vidas. Embora o 3D tenha vindo para redefinir seu significado.

10. Crediário
O bloqueto de cobranças e as notas promissórias perderam espaço com a segurança dos cartões de crédito.

11. Secretária eletrônica
Muitas pessoas abaixo dos 15 anos sequer sabem o que é uma secretária eletrônica. Afinal, parece tão natural o serviço ser acoplado à telefonia.

12. TV por assinatura
Ainda não morreu no Brasil, mas pode começar a agonizar se não passar por um processo de reformulação após a entrada de players como Netflix no mercado.

13. Telefones públicos
Os populares orelhões ficaram abandonados, à mercê dos anúncios do comércio sexual, enquanto poderiam ser adaptados às nossas novas necessidades , como carregadores de celular.

14. Filme fotográfico
Se você não for um fotógrafo profissional ou um romântico saudosista, dificilmente usará rolos de filme novamente.

15. Fax
Passar um fax agora não serve nem como piada, pois os mais jovens não a entenderiam.

16. Papel carbono
Pergunte a uma criança o que é isso, ela dificilmente saberá.

17. Botões
Além dos das calças e camisas, dificilmente usaremos botões em aparelhos tecnológicos novamente.

18. Papel
Guardar comprovantes impressos, enviar convites de papel ou simplesmente imprimir algo importante não é mais necessário.

19. Máquina de escrever
Românticas, mas nada funcionais atualmente. A não ser que aconteça uma crise de energia.

20. Google Glass
Aquele que foi sem nunca ter vindo (afinal, quantas pessoas você já viu usando um?).

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]