O ranking Best Global Brands, da Interbrand, agência de marcas global, mostra que Apple e Google são as duas marcas mais valiosas do mundo em 2016, pelo quarto ano seguido. A Apple cresceu 5% e tem valor de marca de USD $ 178,119 milhões e o Google cresceu 11% em relação ao ranking de 2015 e apresentou USD $ 133,252 milhões de valor de marca.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Completando o Top 10 do ranking estão: Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE. As marcas Dior e Tesla entram no ranking pela primeira vez neste ano e ocupam as posições 89 e 100, respectivamente.
De acordo com o levantamento, as cinco marcas que mais cresceram foram o Facebook (48%), Amazon (33%), Lego (25%), Nissan (22%) e Adobe (21%). Neste ano, as marcas de tecnologia e automotivas dominam o ranking, com 29 posições. O entanto, o setor que mais cresceu foi o varejo (19%), seguido dos setores de esporte e luxo (10%). Segundo Daniella Bianchi, diretora da Interbrand Brasil, através deste estudo é possível visualizar claramente qual é a importância da força da marca para o crescimento do negócio. “Isso é algo que defendemos desde sempre”, afirma.
Bem como nos anos anteriores, as marcas brasileiras ainda não atendem aos critérios para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. De acordo com Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo, algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global. “As marcas líderes no Brasil buscam um posicionamento global. Mais do que nunca, estão conectadas com as necessidades dos consumidores em todo o mundo. A presença de uma marca brasileira entre as Best Global Brands é uma questão de tempo”, analisa.
Leia também:
As 20 marcas com as lojas mais rentáveis do País
As 20 marcas mais valiosas do mundo são:
1 Apple
2 Google
3 Coca-Cola
4 Microsoft
5 Toyota
6 IBM
7 Samsung
8 Amazon
9 Mercedes-Benz
10 GE
11 BMW
12 McDonald’s
13 Disney
14 Intel
15 Facebook
16 Cisco
17 Oracle
18 Nike
19 Louis Vuitton
20 H&M
Para conferir o Top 100, clique aqui.