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10 carreiras mais promissoras em 2017

10 carreiras mais promissoras em 2017

Mesmo em momento com alto índice de desemprego no país, há empresas à procura de talentos para os mais altos cargos corporativos. Listamos as 10 profissões mais promissoras para este ano

Ok. Quando o assunto é emprego no Brasil, é difícil falar em crescimento. Afinal, estamos falando em quase 12 milhões de desempregados, segundo projeções oficiais. Extraoficialmente o número pode ser ainda pior.

No entanto, mesmo diante de uma crise é possível enxergar oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo uma promoção dentro da própria companhia. Quem sabe até ser o chefão do seu setor?

A consultoria Stato, consultoria especializa em recrutamento de executivos, desenvolvimento organizacional e transição de carreira, listou as 10 carreiras mais promissoras no Brasil considerando as mudanças no mercado nacional em função da crise .

Veja a lista dos altos cargos em alta e os motivos assinalados por Rubens Prata, CEO da Stato, consultoria especializada em recrutamento de executivos, desenvolvimento organizacional e transição de carreira/outplacement.

1 – Diretor de Novos Negócios:

O que faz: Avalia o mercado e o setor para propor novos produtos e serviços, expansão para novos mercados e/ou aplicações diferentes. Trabalha focado em inovação e pensando de forma independente as funções do dia a dia. Visa a alta de faturamento e de resultados para o médio ou longo prazo, desenvolvendo estudos, pesquisas e mantendo o relacionamento com clientes e mercado.
Motivo da demanda: Ano de retomada da economia, as empresas necessitarão de executivos estratégicos na linha de frente, que desenvolvam negócios, captando novos contratos, mercados e parcerias e, consequentemente, contribuindo para o crescimento e aumento da receita no médio e longo prazo.

2 – Gerente de Marketing / Produto:

O que faz: Analisa e interpreta o que o mercado necessita e consequentemente apresenta para a companhia plano de desenvolvimento de produtos que atendam a esta demanda. A função Inclui o planejamento anual de marketing com análises financeiras de pesquisas, ações de comunicação e campanhas promocionais e/ou institucionais e expectativa de retorno) por produto ou categoria. Definição e implementação de estratégias, em conjunto com equipe de vendas, das formas para alavancar a marca no mercado e aumentar a captação de clientes.

Motivo da demanda: Empresas de bens de consumo de massa têm repensado seu portfólio de produtos para atender clientes que na crise podem ter alterado hábitos e forma de consumo.

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3 – Gerente de Compliance e Risco:

O que faz: Responsável pelas atividades de controles internos e mapeamento de processos, dando suporte ao planejamento dos projetos relacionados a compliance. Implanta normas e procedimentos que garantem o gerenciamento de riscos. Realiza a gestão de conformidade com regulamentações, monitoramento e reporte de desvios; e conduz auditorias periodicamente para assegurar conformidade dos processos internos e externos.
Motivo da demanda: Diante de todo cenário político e econômico, as empresas devem demandar fortemente profissionais na gestão e controle de riscos em 2017, para manter-se em conformidade com regulamentação e assegurar maior credibilidade no mercado sob os aspectos financeiro, ambiental, societário e legal.

4 – Gerente de Mídia Digital:

O que faz: Gerencia atividades ligadas a comunicação e marketing em mídias de redes sociais e acompanha a performance de cada mídia e ação. Atuação direta com novas tecnologias digitais e ferramentas ligadas a comunicação, mas é imprescindível que o profissional de marketing digital, acima de tudo, pense na estratégia do negócio em que atua, na construção e no posicionamento da marca da empresa. Define e propõe soluções para ampliar as vendas nos canais digitais sem deixar de medir a rentabilidade destas ações. Nesse momento, a estrutura permanece na maior parte das organizações, dentro da área de Marketing, mas tende a crescer para uma estrutura independente ou ocupar um papel mais determinante permeando as diversas áreas de negócios.
Motivo da demanda: O canal digital para a divulgação e venda de produtos no mercado já é e continuará sendo ainda mais importante em 2017, uma das alternativas mais prósperas para alavancar resultados, a marca das empresas e as vendas propriamente ditas. Isso se dá por conta da significativa evolução dos hábitos de consumo com o avanço e ao fácil acesso da tecnologia, cada vez mais presente na vida das pessoas e nos negócios. O custo das ações de marketing digitais, que são mais focadas em nichos, é mais competitivo do que o de outras mídias tradicionais.

5 – Diretor de CSC (Centro de Serviços Compartilhados):

O que faz: Promove a entrega dos serviços incluídos no CSC aos clientes internos acompanhando o nível de satisfação via indicadores de controle e desempenho, pré-acordados com os demais gestores. Gerencia as prioridades e objetivos e dimensiona a operação do CSC. Identifica necessidades de melhorias nos processos e acompanha sua implementação. Busca e implementa melhores práticas, modelos de referência, além de pesquisas e acompanhamentos de tendências de mercado. Apoia a incorporação e integração de novos serviços no CSC.
Motivo da demanda: CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) são estruturas de centralização processual que são implementados nas empresas visando obter economia em escala nas áreas Administrativas, de Contabilidade, Compras, Financeiras e TI. Ao centralizarem as atividades transacionais, as empresas desoneram unidades de negócio das responsabilidades de operações de suporte, permitindo o foco no core business. O ganho de sinergia aumenta a competitividade e traz maior flexibilidade para o crescimento organizacional.

6 – Gerente da Qualidade e Excelência Operacional:

O que faz: Desenvolve, implanta e controla programas e sistemas de gestão de qualidade, acompanhando sistemas, de forma a se obter aumento da confiabilidade, produtividade, otimização de processos e redução de erros e de custos operacionais. Mapeamento dos processos e procedimentos, elaboração de documentação das áreas, coordenação e execução de auditoria interna.
Motivo da demanda: A indústria fechou inúmeras posições em 2016. Varias Diretorias foram consolidadas numa só, o que fez desaparecer em muitas delas as altas posições especialistas em Qualidade e Produtividade. Os problemas de qualidade em alguns setores tomaram uma dimensão extra, incluindo produtos, gestão de fornecedores e de eficiência. Este ponto tende a ser equacionado no próximo ano, quando o mercado tende a voltar a demandar profissionais com senioridade para resolver estas questões nos segmentos mais críticos.

7 – Diretor de Supply Chain:

O que faz: Responsável pela gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, isto é, por planejar e gerir todo o ciclo de movimentação de materiais na empresa, desde a compra de matérias primas e insumos até a entrega do produto acabado ao cliente. A contratação, definição e gestão dos transportes também é um item importante desta posição.
Motivo da demanda: Trata-se de uma posição essencial para garantir a eficiência de todo o processo de distribuição e, consequentemente, gerar economia e otimização de recursos para a organização.

8 – CFO (Chief Financial Officer):

O que faz: O CFO é o gestor financeiro do negócio e atua diretamente no planejamento das finanças, faz análise do mercado e propõe alterações que influenciem no desempenho econômico da empresa, sendo responsável por organizar, captar e aplicar os recursos da companhia, com duas áreas importantes sob sua direção: Tesouraria (demonstrativos contábeis e créditos, fluxos de caixa e faturamento) e Controladoria.
Motivo da demanda: Em 2017 existirá uma forte demanda por um CFO estratégico que seja parceiro do negócio, com um papel de direcionador seinvestimentos e atuante nos processos de análise e implementação de aquisições e fusões.

9 – Gerente de Planejamento Tributário:

O que faz: Realiza apuração tributária, classificação contábil, cálculo de impostos, conciliação de contas, elaboração de demonstrações contábeis, criação de calendário fiscal e planilhas de controle. Assegura adequada apuração dos tributos (federais, estaduais e municipais) e realiza o planejamento tributário em todas as esferas. Atualiza a empresa em relação à legislação fiscal aplicada; atende as fiscalizações e auditorias; participa nos processos decisórios da empresa relacionados a aquisições, fusões e cisões. 
Motivo da demanda:
O planejamento tributário se apresenta como uma forma de redução de gastos financeiros para a organização.Também atua na construção do plano tributário visando identificar ações futuras antecipadamente, prever riscos e corrigi-los a tempo.

10 – Diretor de RH:

O que faz: Responsável pela implementação das políticas da empresa no cumprimento de suas melhores práticas, garantindo a qualidade de seus colaboradores dentro da legislação em vigor, atuando com foco no planejamento, gestão de carreira, cargos e salários e benefícios, estruturação de programas de desenvolvimento e treinamento, planos de avaliação de desempenho e sucessões.
Motivo da demanda: Com as reestruturações ocorridas nos últimos dois anos, a retenção dos talentos e os planos de sucessão tornaram-se críticos, bem como o redesenho de áreas e funções/cargos. Algumas empresas que reduziram seus quadros, inclusive na área de RH já mostram intenção de buscar executivos para a função no nível de diretoria, para tratar desta temática de forma mais estratégica.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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