Ok. Quando o assunto é emprego no Brasil, é difícil falar em crescimento. Afinal, estamos falando em quase 12 milhões de desempregados, segundo projeções oficiais. Extraoficialmente o número pode ser ainda pior.
No entanto, mesmo diante de uma crise é possível enxergar oportunidades no mercado de trabalho e até mesmo uma promoção dentro da própria companhia. Quem sabe até ser o chefão do seu setor?
A consultoria Stato, consultoria especializa em recrutamento de executivos, desenvolvimento organizacional e transição de carreira, listou as 10 carreiras mais promissoras no Brasil considerando as mudanças no mercado nacional em função da crise .
Veja a lista dos altos cargos em alta e os motivos assinalados por Rubens Prata, CEO da Stato, consultoria especializada em recrutamento de executivos, desenvolvimento organizacional e transição de carreira/outplacement.
1 – Diretor de Novos Negócios:
O que faz: Avalia o mercado e o setor para propor novos produtos e serviços, expansão para novos mercados e/ou aplicações diferentes. Trabalha focado em inovação e pensando de forma independente as funções do dia a dia. Visa a alta de faturamento e de resultados para o médio ou longo prazo, desenvolvendo estudos, pesquisas e mantendo o relacionamento com clientes e mercado.
Motivo da demanda: Ano de retomada da economia, as empresas necessitarão de executivos estratégicos na linha de frente, que desenvolvam negócios, captando novos contratos, mercados e parcerias e, consequentemente, contribuindo para o crescimento e aumento da receita no médio e longo prazo.
2 – Gerente de Marketing / Produto:
O que faz: Analisa e interpreta o que o mercado necessita e consequentemente apresenta para a companhia plano de desenvolvimento de produtos que atendam a esta demanda. A função Inclui o planejamento anual de marketing com análises financeiras de pesquisas, ações de comunicação e campanhas promocionais e/ou institucionais e expectativa de retorno) por produto ou categoria. Definição e implementação de estratégias, em conjunto com equipe de vendas, das formas para alavancar a marca no mercado e aumentar a captação de clientes.
Motivo da demanda: Empresas de bens de consumo de massa têm repensado seu portfólio de produtos para atender clientes que na crise podem ter alterado hábitos e forma de consumo.
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3 – Gerente de Compliance e Risco:
O que faz: Responsável pelas atividades de controles internos e mapeamento de processos, dando suporte ao planejamento dos projetos relacionados a compliance. Implanta normas e procedimentos que garantem o gerenciamento de riscos. Realiza a gestão de conformidade com regulamentações, monitoramento e reporte de desvios; e conduz auditorias periodicamente para assegurar conformidade dos processos internos e externos.
Motivo da demanda: Diante de todo cenário político e econômico, as empresas devem demandar fortemente profissionais na gestão e controle de riscos em 2017, para manter-se em conformidade com regulamentação e assegurar maior credibilidade no mercado sob os aspectos financeiro, ambiental, societário e legal.
4 – Gerente de Mídia Digital:
O que faz: Gerencia atividades ligadas a comunicação e marketing em mídias de redes sociais e acompanha a performance de cada mídia e ação. Atuação direta com novas tecnologias digitais e ferramentas ligadas a comunicação, mas é imprescindível que o profissional de marketing digital, acima de tudo, pense na estratégia do negócio em que atua, na construção e no posicionamento da marca da empresa. Define e propõe soluções para ampliar as vendas nos canais digitais sem deixar de medir a rentabilidade destas ações. Nesse momento, a estrutura permanece na maior parte das organizações, dentro da área de Marketing, mas tende a crescer para uma estrutura independente ou ocupar um papel mais determinante permeando as diversas áreas de negócios.
Motivo da demanda: O canal digital para a divulgação e venda de produtos no mercado já é e continuará sendo ainda mais importante em 2017, uma das alternativas mais prósperas para alavancar resultados, a marca das empresas e as vendas propriamente ditas. Isso se dá por conta da significativa evolução dos hábitos de consumo com o avanço e ao fácil acesso da tecnologia, cada vez mais presente na vida das pessoas e nos negócios. O custo das ações de marketing digitais, que são mais focadas em nichos, é mais competitivo do que o de outras mídias tradicionais.
5 – Diretor de CSC (Centro de Serviços Compartilhados):
O que faz: Promove a entrega dos serviços incluídos no CSC aos clientes internos acompanhando o nível de satisfação via indicadores de controle e desempenho, pré-acordados com os demais gestores. Gerencia as prioridades e objetivos e dimensiona a operação do CSC. Identifica necessidades de melhorias nos processos e acompanha sua implementação. Busca e implementa melhores práticas, modelos de referência, além de pesquisas e acompanhamentos de tendências de mercado. Apoia a incorporação e integração de novos serviços no CSC.
Motivo da demanda: CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) são estruturas de centralização processual que são implementados nas empresas visando obter economia em escala nas áreas Administrativas, de Contabilidade, Compras, Financeiras e TI. Ao centralizarem as atividades transacionais, as empresas desoneram unidades de negócio das responsabilidades de operações de suporte, permitindo o foco no core business. O ganho de sinergia aumenta a competitividade e traz maior flexibilidade para o crescimento organizacional.
6 – Gerente da Qualidade e Excelência Operacional:
O que faz: Desenvolve, implanta e controla programas e sistemas de gestão de qualidade, acompanhando sistemas, de forma a se obter aumento da confiabilidade, produtividade, otimização de processos e redução de erros e de custos operacionais. Mapeamento dos processos e procedimentos, elaboração de documentação das áreas, coordenação e execução de auditoria interna.
Motivo da demanda: A indústria fechou inúmeras posições em 2016. Varias Diretorias foram consolidadas numa só, o que fez desaparecer em muitas delas as altas posições especialistas em Qualidade e Produtividade. Os problemas de qualidade em alguns setores tomaram uma dimensão extra, incluindo produtos, gestão de fornecedores e de eficiência. Este ponto tende a ser equacionado no próximo ano, quando o mercado tende a voltar a demandar profissionais com senioridade para resolver estas questões nos segmentos mais críticos.
7 – Diretor de Supply Chain:
O que faz: Responsável pela gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, isto é, por planejar e gerir todo o ciclo de movimentação de materiais na empresa, desde a compra de matérias primas e insumos até a entrega do produto acabado ao cliente. A contratação, definição e gestão dos transportes também é um item importante desta posição.
Motivo da demanda: Trata-se de uma posição essencial para garantir a eficiência de todo o processo de distribuição e, consequentemente, gerar economia e otimização de recursos para a organização.
8 – CFO (Chief Financial Officer):
O que faz: O CFO é o gestor financeiro do negócio e atua diretamente no planejamento das finanças, faz análise do mercado e propõe alterações que influenciem no desempenho econômico da empresa, sendo responsável por organizar, captar e aplicar os recursos da companhia, com duas áreas importantes sob sua direção: Tesouraria (demonstrativos contábeis e créditos, fluxos de caixa e faturamento) e Controladoria.
Motivo da demanda: Em 2017 existirá uma forte demanda por um CFO estratégico que seja parceiro do negócio, com um papel de direcionador seinvestimentos e atuante nos processos de análise e implementação de aquisições e fusões.
9 – Gerente de Planejamento Tributário:
O que faz: Realiza apuração tributária, classificação contábil, cálculo de impostos, conciliação de contas, elaboração de demonstrações contábeis, criação de calendário fiscal e planilhas de controle. Assegura adequada apuração dos tributos (federais, estaduais e municipais) e realiza o planejamento tributário em todas as esferas. Atualiza a empresa em relação à legislação fiscal aplicada; atende as fiscalizações e auditorias; participa nos processos decisórios da empresa relacionados a aquisições, fusões e cisões.
Motivo da demanda: O planejamento tributário se apresenta como uma forma de redução de gastos financeiros para a organização.Também atua na construção do plano tributário visando identificar ações futuras antecipadamente, prever riscos e corrigi-los a tempo.
10 – Diretor de RH:
O que faz: Responsável pela implementação das políticas da empresa no cumprimento de suas melhores práticas, garantindo a qualidade de seus colaboradores dentro da legislação em vigor, atuando com foco no planejamento, gestão de carreira, cargos e salários e benefícios, estruturação de programas de desenvolvimento e treinamento, planos de avaliação de desempenho e sucessões.
Motivo da demanda: Com as reestruturações ocorridas nos últimos dois anos, a retenção dos talentos e os planos de sucessão tornaram-se críticos, bem como o redesenho de áreas e funções/cargos. Algumas empresas que reduziram seus quadros, inclusive na área de RH já mostram intenção de buscar executivos para a função no nível de diretoria, para tratar desta temática de forma mais estratégica.
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