A Zara inaugurou, em Londres, sua primeira loja projetada para retirada e cobrança de pedidos feitos pela internet. A loja é temporária e fica no centro comercial Westfield Stratford. Ela estará ativa até maio, quando a marca vai reinaugurar sua loja principal com tamanho duplicado (4.500 metros quadrados). Além das tecnologias disponíveis na loja pop-up, a matriz terá várias outras soluções para integrar de vez a rede à onda do consumo omnichannel.
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A loja central, que está sendo remodelada, terá um ponto de coleta de pedidos realizados on-line. Este sistema é projetado em torno de um leitor ótico de código de barras que verifica o código QR ou códigos PIN recebidos pelos clientes quando fazem pedidos on-line. A tecnologia já está sendo testada na loja conceito.
A equipe de vendedores não foi aposentada. Ela continua presente para auxiliar no uso da tecnologia.
Os PDVs da Zara também estão sendo modificados para modelos que possuem um sistema de terminal de cartão operado via Bluetooth. A marca garante que em apenas alguns segundos o consumidor entrega os dados para o terminal automático na loja e pode coletar o produto. A identificação do pacote é feita no estoque por um robô capaz de operar 2.400 pedidos simultaneamente.
Espelhos inteligentes
A loja terá espelhos que dão palpites sobre quais looks o cliente pode escolher. Eles possuem um sistema de recomendação de produtos e suas superfícies são espécies de telas repletas de informações (um mix de espelho e monitor) que auxiliam os clientes na escolha dos itens.
O espelho inteligente digitaliza em sua interface um item escolhido pelo consumidor via tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). O sistema exibe várias opções de roupas e acessórios para combinar com aquele item.
Do lado de fora, a fachada de vidro será equipada com uma série de sensores que projetarão imagens das coleções atuais para quando os consumidores se aproximarem. É a transformação digital acontecendo agora mesmo no varejo.