/
/
Brasileiro usa YouTube para se educar e aprender – e querem conteúdo de marcas

Brasileiro usa YouTube para se educar e aprender – e querem conteúdo de marcas

Apesar do YouTube ser bastante popular para música, a maioria das pessoas usa o app para se educar e aprender

O YouTube é a segunda rede social mais usada no Brasil (perde apenas para o Instagram), e uma potência mundial: a cada minuto, 500 horas de vídeos novos são disponibilizados. Globalmente, ele só perde para uso do Facebook. A ferramenta de vídeos revolucionou a maneira de usarmos redes sociais.

É possível identificar no país hábitos de uso do YouTube diferentes se compararmos à utilização mundial. Uma pesquisa do Opinionbox revelou que a ferramenta é bastante utilizada no nosso país para busca de conteúdos educativos e de aprendizagem. Na maioria dos países essas categorias não chegam nem perto do pódio.

Leia mais: Por que a sua marca ainda não está no YouTube?

Em 2022, os tópicos mais buscados no YouTube mundial foram jogos online (Minecraft e Fortnite) e entretenimento (TikTok), mostrou um levantamento da SemRush. Aqui no Brasil, porém, a Opinionbox mostrou tendências diferentes; entre os cinco principais usos, dois são relacionados a música e três a aprendizagem.

Conteúdo de marca interessa

Os estudos da Opinionbox mostram a relação entre o conteúdo de aprendizado buscado e o conteúdo oferecido por empresas. Cerca de 61% das pessoas seguem marcas ou empresas no YouTube – e, destas, 85% acredita que o conteúdo empresarial os ajuda de alguma maneira ou têm boas informações.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

De fato, mais de um terço dos usuários (37%) segue canais empresariais com objetivo de aprender algo novo, e 24% o faz para entender novidades do mercado. A procura de descontos e promoções é o motivo principal de apenas 8% das pessoas, e fica por último na lista apresentada na pesquisa.

É claro que o brasileiro tem um interesse grande e consistente em informações – e se viram para marcas para buscá-lo. Entendendo essas tendências, fica mais claro que tipo de conteúdo tende a atrair as pessoas: elas querem entender e aprender. É mais um reforço da importância do conteúdo no marketing.

Conheça o Mundo do CX

Propagandas não interessam

Um exemplo claro de que o conteúdo no YouTube é mais importante que o marketing é: enquanto as pessoas buscam e seguem canais de marcas, elas evitam as propagandas no site.

A maioria das pessoas (65%) considera que os anúncios não têm a ver com elas. 53% delas, inclusive, ficam irritadas quando veem o anúncio (apenas 17% se interessam pelas propagandas).

Leia mais: Brasil é 3º país com mais usuários do YouTube em 2023

Pior, podem ser ainda uma perda de tempo e dinheiro: 71% das pessoas pulam sempre ou quase sempre o anúncio, e apenas 5% delas clica com frequência nos links direcionados (73% não clica nunca ou quase nunca). Mesmo as pessoas que acessam o anúncio, porém, tendem a não comprar: apenas 30% delas lembra de ter adquirido produtos ou serviços assim.



+ NOTÍCIAS
Como o YouTube criou a economia da atenção

Por que o TikTok está superando o YouTube em tempo de tela

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]