Estamos em 2025 e o YouTube é uma das redes sociais mais antigas que conhecemos. Foi lançada em 14 de fevereiro de 2005 e tem números incríveis, por exemplo, cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos no mundo!
Além disso, um buscador que, se usado de forma estratégica, pode mostrar seus vídeos como resultado na própria plataforma, ou mesmo dentro do famoso Google.
No entanto, com o tempo, iniciar um canal se tornou menos complexo, permitindo que qualquer pessoa ou empresa comece, mesmo que com vídeos e conteúdos de baixa qualidade.
Por isso, vim trazer aqui os diferenciais para ser notado no meio dessa multidão que pode ser tanto para uma pessoa física quanto para uma pessoa jurídica!
Estratégia voltada à palavra chave
O YouTube, assim como Google e muitos “lugares” da internet, giram em torno de palavras-chave. Então, esse é o caminho inicial para sua estratégia, principalmente das empresas.
Outro ponto, é decidir a frequência dos vídeos. Comece com um por semana (que já é bastante) e mescle entre um conteúdo na horizontal, de até 10 minutos, e um na vertical, o chamado Shorts, que tem até 3 minutos de duração.
Dito isso, use as palavras-chave mais relevantes para conteúdos mais ricos, de 10 minutos por exemplo, e as menos relevantes, para shorts com conceitos básicos. Você pode usar uma ferramenta chamada vidIQ para saber se esses temas são relevantes e como é a competição dessas palavras-chave.
Vamos à prática com um exemplo real nosso:
Temos um estúdio que grava podcasts e outros conteúdos em vídeo. Por isso, o primeiro passo é mapear as palavras-chave relevantes para o nosso setor e, a partir delas, criar vídeos que agreguem valor ao público. Ao longo do conteúdo, devemos sempre entregar informações úteis e, no final, incluir um CTA (call to action) mais direcionado para vendas, ou algum tipo de conversão.
Mapeei então algumas coisas que as pessoas de fato procuram, como “como apresentar um videocast”. A partir disso, criei um conteúdo completo, com todas as dicas relevantes para que, realmente, a pessoa consiga fazer um ótimo conteúdo.
Gravamos, editamos com dinâmica, o que é muito importante hoje em dia, e fizemos a mágica: o SEO para sermos encontradas. Sim, voltamos a falar que o YouTube é um belo buscador e posso provar.
Abra seu YouTube e busque “como apresentar um videocast” e vamos aparecer nas primeiras posições.
Pode abrir também no Google, ele foi até mais generoso, já mostrou até um outro conteúdo nosso de como fazer um roteiro para também o videocast.
O YouTube é a única plataforma que você consegue crescer se usar as estratégias corretas: bons temas relacionados ao seu nicho, SEO bem feito, constância e vídeos bem produzidos.
E veja, não temos milhões de views, já que não é todo mundo que quer fazer um podcast. E é isso que é legal! Por sermos nichados, nosso público será mais segmentado, e é exatamente assim que atraímos as empresas certas. O que realmente importa é que os clientes ideais nos encontrem através de conteúdos legais.
Estratégia voltada ao cotidiano
Vamos deixar um pouco a técnica de todo o processo de lado e pensar também em um caminho mais natural, mas sem ignorar o SEO – isso não pode!
Vamos trazer um exemplo de outro canal, o Carreira no Topo, que é focado em liderança, RH, gestão, e etc. Ele é liderado pelo Genésio Lemos Couto, um ex-executivo de multinacional e que foi VP de pessoas nessa empresa.
Imagina o mundo de informações que esse homem tem? Mas como colocar isso no YouTube?
Ele começou criando roteiros baseados em situações que o inspiravam, com o objetivo de transmitir certos conceitos. Com o tempo, passou a buscar inspiração no seu próprio cotidiano, como quando ele se deparou com o real significado do etarismo.
O que isso tinha a ver com RH? Liderança? Era fazer um conteúdo em causa própria!?
Não, era pegar algo que está em voga, e trazer, sim, para dentro do conteúdo do seu nicho.
Mas a palavra-chave “etarismo” já estava saturada na internet. Nesse momento, ele precisou pensar em como esse conteúdo poderia ser buscado de outra forma. Por isso, foram usadas diversas variações de palavras-chave no título do vídeo: “Inclusão ou diversidade? O desafio do mercado para os 50+“.
E esse conteúdo pode ser encontrado com diferentes combinações de buscas, vejam:
Esse primeiro conteúdo indicado é patrocinado, mas o vídeo do Genésio é o primeiro do orgânico que aparece quando eu busco “inclusão ou diversidade 50+”.
O YouTube é inteligente o suficiente para indicar o vídeo dele. Seja com palavras-chave bem estruturadas ou com conteúdos orgânicos do cotidiano.
Se você tem interesse em criar um canal para você ou para a sua empresa, vá em frente e se jogue! Com dedicação e aplicando as dicas que compartilhamos aqui, você tem grandes chances de alcançar bons resultados.
Talita Lombardi é CEO e fundadora da Central do Conteúdo Estúdio e Produtora, especializada na criação de vídeos, e no portal Central do Conteúdo, dedicado a temas de marketing digital.