Com a apresentação de dois exemplos de sucesso, o painel “A digitalização da jornada de captação de novos alunos: case YDUQS e Konecta”, do CONAREC 2023, mostra como a união das suas empresas resultou em entrega e excelência para os alunos. De um lado, um grupo de tecnologia e serviços em educação. Do outro, uma empresa que faz parceria com marcas para proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.
Hoje, a YDUQS é um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil em número de alunos, e o maior em valor de mercado. São quase 17 marcas, que incluem Estácio e Ibmec, e quase R$ 5 bilhões de faturamento, com mais de um milhão de alunos. “A empresa tem crescido em todas as modalidades e surfado em uma onda de mudança grande de ensino superior no Brasil. Fomos pioneiros no desenvolvimento de plataforma, que tem crescido no mercado de educação superior”, afirma Marcel Desco, vice-presidente de Vendas e Marketing da YDUQS.
“Nos últimos anos houve uma digitalização muito grande do setor, baseada em uma mudança de comportamento no do público. Isso exigiu da YDUQS uma mudança grande de como fazer as coisas. Tivemos um desafio crescente nas televendas”, completa.
Enquanto isso, a Konecta tem uma receita global de aproximadamente 2 bilhões de euros, com mais de 500 clientes e trabalha no Brasil com quatro frentes de negócios integradas. “Sempre que vamos começar um serviço, há uma consultoria para aprimorar as jornadas e mostrar o que temos de melhor. Para concretizar tudo isso, o ponto fundamental foi entender a mudança no perfil do consumidor. Saímos do cenário em que existia um lugar específico para falar com o cliente, e agora pode ser feito de qualquer lugar”, comenta Marcio Araújo, CEO da Konecta.
CONAREC 2023
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“No caso da YDUQS, a Konecta viu um cliente potencial, que são os alunos e procuravam cursos. O ponto principal foi entender o aluno no centro, buscar dados, trazer o que estava acontecendo, entender a perspectiva e o que era mais fácil para ele. O ponto B era prepará-los para o mercado de trabalho. Por último, garantir fluidez no atendimento, que fosse falado por voz, e nessa migração de canais”, acrescenta.
Para realizar tudo isso, foi criado um framework vencedor com quatro pilares: revisão de jornada; sistema a serviço do BPO; execução que se molda à estratégia; e inteligência para melhorar.
“Nosso processo de venda em si é muito longo, e não muito tradicional. Para nós, a chave foi essa capacidade de adaptação. Isso aumentou a produtividade de operadores em quase o dobro de vendas por consultor. Estamos felizes com o resultado do trabalho. A integração do sistema, a importância de processos e a amplitude de ampliação mudaram o jogo. Há uma questão de botar a pessoa no foco, e mudamos muito quando trouxemos o cliente para o centro. Nossa missão como empresa é educar para transformar. Buscamos parceiros que tenham a mesma cabeça que a gente”, finaliza Marcel.
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