Pesquisar
Close this search box.
/
/
Favorito dos clientes, WhatsApp vai se tornar também o queridinho das empresas?

Favorito dos clientes, WhatsApp vai se tornar também o queridinho das empresas?

O aplicativo se consolidou como o segundo canal mais relevante na régua de atendimento ao cliente e discutir o que isso significa para as empresas é um dos temas do CONAREC 2023

O WhatsApp, inicialmente uma ferramenta de mensagens, rapidamente se tornou uma parte intrínseca da comunicação diária no Brasil. Sua interface amigável e a capacidade de enviar mensagens instantâneas, fotos e vídeos conquistaram o coração dos brasileiros. No entanto, não são apenas os assuntos pessoais que dominam a plataforma. O WhatsApp também se consolidou como o segundo canal mais relevante na régua de atendimento ao cliente, superando outros canais digitais.

WhatsApp como canal de atendimento ao cliente

Uma análise da estrutura, aplicação e gestão do relacionamento com clientes em diversos segmentos revela que a integração entre chat e WhatsApp já ocorreu em 10% das empresas inscritas. A motivação para essa transição foi o volume de interações que migraram para o aplicativo de mensagens da Meta. Com suas 175 milhões de contas ativas no Brasil, o WhatsApp lidera o cenário digital de mensageria, respondendo por volumes cada vez mais altos de acessos e interações.

No entanto, o telefone, que foi o canal principal dos serviços de Atendimento ao Consumidor nas décadas de 90 e 2000, ainda desempenha um papel estratégico, especialmente para atender nichos de clientes desconfortáveis com o digital. O Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023 registrou mais de 1 bilhão de interações por chat e WhatsApp, a partir de dados informados pelas empresas, consolidados pela CX Brain, e englobam somente as interações por canais de SAC digital.


Coloque na agenda!

O painel “WhatsApp: o queridinho dos brasileiros pode ser o canal preferido das empresas?
será no dia 12/09, das 13h40 às 14h20, na Arena Salvador – CX

Ainda não tem ingresso?
Garanta o seu aqui e participe do maior CONAREC de todos os tempos!


WhatsApp Business transforma o atendimento ao cliente

O WhatsApp Business, lançado em 2018, marcou uma mudança significativa na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Hoje, em todo o mundo, cerca de um bilhão de pessoas conversam com contas comerciais ou de serviço no WhatsApp todas as semanas. São 500 milhões de conversas diárias entre pessoas e empresas nas plataformas da Meta.

No Brasil, 80% das pessoas preferem se comunicar com as marcas por mensagem, e 81% concordam que essa abordagem é mais fácil do que lidar com um site. Quando uma empresa não oferece essa opção, 79% dos brasileiros se sentem frustrados, enquanto 81% confiam mais em uma marca quando podem dialogar com ela por mensagem. Esses dados levantados pela consultoria Kantar no primeiro semestre de 2023 a pedido da Meta.

Integração e desafios

A integração do WhatsApp nas empresas envolve etapas essenciais, desde a definição de objetivos até o gerenciamento adequado do canal. É fundamental reconhecer que o WhatsApp não é um canal como os outros. Uma das principais vantagens é a capacidade de enviar mensagens em grupo, permitindo que as empresas se comuniquem rapidamente com muitos clientes ao mesmo tempo. Além disso, as mensagens podem ser personalizadas para cada usuário, aumentando o índice de engajamento.

Outra maneira de melhorar a experiência do usuário é por meio do uso de funções avançadas, como o envio automático de mensagens. Essas mensagens são enviadas automaticamente quando um cliente entra em contato com a empresa, fornecendo as informações necessárias e direcionando o cliente para o próximo passo.

A gestão adequada do canal é um aspecto crítico. Isso envolve o monitoramento constante das conversas para garantir que os clientes recebam as respostas adequadas e a análise de dados para melhorar a eficiência do relacionamento. É igualmente importante estabelecer regras e políticas adequadas para o uso do WhatsApp na empresa, garantindo que as conversas sejam relevantes, úteis e adequadas para o negócio. Além disso, fornecer treinamento aos funcionários é essencial para que eles saibam como usar o aplicativo corretamente.


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


O futuro do atendimento ao cliente no WhatsApp

À medida que o WhatsApp se estabelece como um canal líder de atendimento ao cliente, as empresas buscam aproveitar seu potencial para criar engajamento, desenvolver campanhas de marketing e automatizar mensagens. A questão que permanece é se o WhatsApp pode substituir completamente os canais tradicionais de atendimento ao cliente ou se deve ser visto como um complemento.

No entanto, uma coisa é certa: o WhatsApp, com sua interface amigável e capacidade de proporcionar uma comunicação direta e personalizada, tornou-se uma ferramenta valiosa para as empresas brasileiras. Sua popularidade crescente e seu potencial para melhorar o relacionamento com os clientes o tornam o queridinho das empresas que buscam se destacar em um mundo cada vez mais digital. Com a implementação adequada e a integração em estratégias de atendimento ao cliente, o WhatsApp continua a moldar o futuro do relacionamento entre empresas e clientes no Brasil.

Painel sobre o assunto no CONAREC 2023

O painel “WHATSAPP: O QUERIDINHO DOS BRASILEIROS PODE SER O CANAL PREFERIDO DAS EMPRESAS”, mediado por Melissa Lulio, Head de Conteúdo do Grupo Padrão. Os convidados irão debater sobre a integração do WhatsApp com outros canais de atendimento, as melhores práticas de gerenciamento e os desafios enfrentados pelas empresas ao adotar esse canal.  Vão discutir também se o WhatsApp pode substituir os canais tradicionais de atendimento ao cliente ou se deve ser complementar a eles.

Veja a seguir as lideranças que participarão desse painel no CONAREC 2023:

Osvaldo Keller, Diretor Tecnologia e Transformanção Digital da DPaschoal

Executivo de Tecnologia e Transformação Digital com mais de 30 anos de experiencia, graduado em Análise de Sistemas pela USC, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FVG e Desenvolvimento Gerencial pela FAE-Business School, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e Agile Management por Stanford. Em sua trajetória encontramos empresas como Coca-Cola, Kraft Foods e Positivo Tecnologia. Está no Grupo DPaschoal a 12 anos, além Tecnologia e Transformação Digital liderou outras áreas como e-Commerce, Logística e Transportes. Seu trabalho tem reconhecimento em premiações como CIO do ano de 2018 pela IT-Midia/Korn Ferry; Executivo Top 3 – Inovação em TI 2020 – Varejo e Distribuição pela ITMidia/PwC e Executivo Top 5 – CIO Destaque – Comércio 2021 pela IT4CIO/EY. Articulista da revista americana CIO Review. Atualmente tem como principal desafio acelerar a transformação digital no Grupo DPaschoal.

Joice Cristina, Gestora Executiva Relacionamento com Clientes da MRV&CO

Executiva especializada em Experiência do Cliente, apaixonada por desenvolvimento humano, formou-se em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Tem MBA em gestão de negócios e pós-graduação em Inovação e Propriedade Intelectual.
Hoje, faz parte da MRV&CO, um grupo de empresas com presença nacional e internacional, unidas com o propósito de transformar vidas por meio da conquista de um lar.
Está há 20 anos lidando com clientes, se conectando com empresas e com pessoas gerando resultados consistentes e desenvolvimento de equipes.

Rodrigo Devail, Gerente de Atendimento e Back Office da Ticket Serviços

Formado em Engenharia da Computação com MBAs em Gestão de Call Center e em Gestão de Projetos, Rodrigo Devail tem mais de 20 anos de experiência em atendimento ao cliente, área em que galgou todos os passos, de agente à gerente de atendimento na Ticket, trajetória que o ensinouque o relacionamento com o cliente é um fator de sucesso para as empresas que buscam um diferencial competitivo no mercado.

David Cotinguiba – CEO e Co-Founder – Voll Solutions

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, é co-fundador da Voll Solutions, fundada em 2013, e especializada em atendimento multicanais focados em proporcionar experiências incríveis para os clientes



+ NOTÍCIAS
CX entre gerações é tema de painéis do CONAREC 2023
A influência dos bots no comportamento do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]