O WhatsApp Pay, ferramenta de pagamentos dentro do aplicativo de comunicação, surgiu para facilitar as transações entre usuários e também entre empresas e clientes. Em uso também em outras partes do mundo, o serviço foi autorizado a funcionar no Brasil em março de 2021, depois de nove meses em análise pelo Banco Central.
Aqui no Brasil, entretanto, o serviço enfrenta uma certa resistência, principalmente pelo medo que muitos usuários têm de golpes financeiros.
Por outro lado, o WhatsApp Pay chega como uma opção a mais para as contas comerciais do aplicativo, que já têm outras funcionalidades disponíveis como opção de catálogo, organização de mensagens e outros benefícios.
Entendendo o WhatsApp Pay
A ferramenta WhatsApp Pay nada mais é do que uma nova opção presente no WhatsApp, um aplicativo usado por 91.7% dos brasileiros, segundo o relatório Digital 2021, da We Are Social em parceria com o Hootsuite. Ou seja, não é necessário fazer o download de nenhuma outra aplicação para utilizá-la.
O WhatsApp Pay também não funciona como um banco: não é preciso ter uma conta separada, tudo está interligado com o aplicativo de conversas, sendo esse um dos grandes trunfos da ferramenta, já que traz mais agilidade nas transferências bancárias e pagamentos, além de eliminar taxas de transação.
Como o WhatsApp é um aplicativo do Facebook, as transações são habilitadas pelo Facebook Pay (que também permite compras diretas no Instagram, por exemplo) e processadas pela Cielo no Brasil, empresa especializada em pagamentos. No momento, podem ser utilizados pagamento em cartão de débito ou crédito Visa ou Mastercard dos bancos cadastrados.
Para a segurança, é utilizado um PIN (senha) de seis dígitos em todas as transações. Outra opção é usar a biometria do celular na autorização, o que torna o processo mais seguro. A indicação é nunca passar o PIN para ninguém.
O Banco do Brasil autorizou o funcionamento do WhatsApp Pay no Brasil o classificando como um iniciador de pagamentos, um tipo de instituição que viabiliza transações, mas que não tem acesso direto ao dinheiro.
O olhar do WhatsApp para as empresas
Apesar de poder ser utilizado por todos (ainda está em implementação e gradualmente todos terão acesso), a ferramenta chega como facilitadora para empresas, que foram um grande foco da empresa nos últimos tempos, principalmente na pandemia, em que o comércio virtual ganhou mais espaço.
De acordo com artigo do próprio WhatsApp, “nos últimos anos, as pessoas passaram a usar os aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, para se comunicar com amigos e familiares, e agora cada vez mais pessoas também confiam no WhatsApp para fazer negócios”. Segundo a empresa, a pandemia mostrou a necessidade das empresas em ter meios de atendimento e vendas mais rápidos, como é feito com o WhatsApp Business, ferramenta utilizada por mais de 175 milhões de pessoas em todo o mundo.
Aqui no Brasil, também segundo artigo da empresa, “com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”. A empresa também vê mais facilidades entre as pessoas físicas, permitindo o envio de dinheiro de maneira fácil e rápida.
Vantagens da ferramenta
O WhatsApp Pay foi pensado como uma maneira de incentivar as transações de maneira rápida e fácil, o que beneficiaria principalmente às empresas que utilizam o meio de comunicação para realizar seus atendimentos e vendas, algo bastante comum no país.
Com a possibilidade de pagamentos pela conversa, os clientes teriam mais uma possibilidade de compra, algo sempre buscado pelas empresas e marcas. Assim, a ferramenta seria algo a mais entre os benefícios trazidos para empresas pelo WhatsApp Business.
Assim, entre os principais benefícios que a ferramenta apresenta, algumas chamam atenção tanto para pessoas físicas quanto jurídicas:
● agilidade nas transações;
● funcionamento 24h;
● mais facilidade para as empresas;
● mais opções de pagamento para o cliente;
● integração entre dados do Facebook Pay;
● transações sem taxas;
● não é necessário criar uma nova conta em banco.
Autorizado em março de 2021, apenas alguns meses após a implementação do Pix, meio de pagamento que tem vantagens bastante parecidas, a ferramenta do WhatsApp Pay ainda não ganhou tantos adeptos no Brasil, mas vem ganhando força de acordo com a empresa.
Desvantagens da ferramenta
O próprio Pix vem ganhando cada vez mais popularidade no país e, com funcionalidades semelhantes, uma das maiores desvantagens é que muitos podem acabar escolhendo a primeira opção para realizar suas transações.
Entretanto, uma pesquisa mostra que o maior desafio da ferramenta pode não estar relacionado ao seu funcionamento, mas sim sua popularidade quanto à segurança. De acordo com uma pesquisa da Akamai Technologies, empresa especializada em seguraça digital, a confiança dos brasileiros no WhatsApp Pay é baixa, sendo que 60,46% dos entrevistados disseram que não utilizariam a ferramenta por não considerarem uma maneira segura de fazer uma transação financeira.
Com tantos golpes financeiros aplicados por meio do aplicativo de mensagem (cerca de 5 milhões de pessoas sofreram com golpes em 2020 no Brasil), a imagem da empresa é de um espaço inseguro para essa função. De acordo com o WhatsApp, a ferramenta conta com pontos de segurança para evitar os golpes.
Por exemplo, quando a conta é logada em outro celular (algo comum em muitos golpes), as informações salvas no Facebook Pay serão apagadas, sendo necessário preencher novamente dados de cartão e o PIN, que não deve ser compartilhado com ninguém. Utilizar a biometria para transações também é outra maneira de evitar que terceiros façam transações.
Entretanto, caso a transação ocorra por vontade do próprio usuário, sem ter o conhecimento de que é um golpe, o procedimento não poderá ser revertido.
Usando o WhatsApp Pay
Para começar a utilizar a ferramenta, é preciso habilitar seu uso nas configurações do aplicativo. Por lá, o usuário será direcionado para preencher seus dados no Facebook Pay, assim como aceitar os termos de uso. Também será pedido o cadastro do PIN de seis dígitos.
Para realizar uma transferência ou pagamento, na própria conversa com outra pessoa, é só ir em Anexar e escolher a opção Pagamento, escolher o valor e escrever uma mensagem (se desejar). Se os dados de pagamento já estiverem salvos no Facebook Pay, é só clicar em Pagar.
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