Pesquisar
Close this search box.
/
/
WhatsApp é essencial no atendimento ao cliente. Dados comprovam

WhatsApp é essencial no atendimento ao cliente. Dados comprovam

Semanalmente, cerca de um bilhão de pessoas usam o app para falar com empresas. Confira estratégias reveladas no WhatsApp Business Summit

Nos últimos anos, houve inúmeras mudanças no comportamento do consumidor e na forma como empresas se relacionam com eles. Entretanto, poucas inovações impactaram tanto a realidade quanto o lançamento do WhatsApp Business, em 2018. Com ela, vieram dúvidas, desafios e oportunidades de negócio. Mas essa etapa já foi superada. Hoje, em todo o mundo, cerca de um bilhão de pessoas conversam com uma conta comercial ou de serviço no WhatsApp por semana. Todos os dias, 500 milhões de conversas acontecem entre pessoas e empresas nas plataformas da Meta.

Nesse cenário, o o Brasil é destaque. Somos usuários assíduos do WhatsApp. Não é por acaso, portanto, que a Meta realizou, em São Paulo, o segundo WhatsApp Business Summit. O evento reuniu parceiros da Meta e clientes corporativos para apresentar como a empresa tem se tornado um canal de vendas no Brasil e contribuído com a geração de negócios.

Leia mais:
Afinal, as pessoas gostam de falar com empresas no WhatsApp?

“Estamos investindo cada vez mais para ampliar essa conexão entre clientes e marcas. Hoje são 3,8 bilhões de pessoas que usam pelo menos um dos nossos aplicativos todos os meses. Então, essa é uma oportunidade de crescimento. O número de pessoas que usam Facebook, Instagram e WhatsApp diariamente está em alta”, disse Conrado Leister, vice-presidente da Meta no Brasil.

Dados da Meta mostram que 70% das pessoas descobrem novas marcas e novos produtos em um dos aplicativos da empresa, e outras 56% acreditam ser o lugar de construir relacionamento com as marcas. Já 46% dos ouvidos pela pesquisa do grupo afirmaram que a Meta ajuda em suas decisões de compra.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

“Ou seja, as pessoas encontram a sua empresa aqui. E essas pessoas esperam, cada vez mais, que as marcas proporcionem experiências incríveis, na hora certa, de acordo com as expectativas. Hoje, vocês vão entender melhor como estamos conectando empresas a cada vez mais pessoas e oportunidades todos os dias”, acrescentou Leister.

O objetivo da Meta é levar os clientes a conversarem cada vez mais com as empresas através do “Clique para Mensagem”, que leva o consumidor do feed do Instagram ou Facebook para uma conversa no WhatsApp, Messenger ou Instagram. Os anúncios contribuem para que um conteúdo de feed se torne um diálogo entre consumidor e marca, e aumentam o potencial de conversão.

Conheça o Mundo do CX

Dados que apontam para o crescimento da conversação entre cliente e marca

No Brasil, 80% das pessoas concordam que preferem se comunicar com as marcas por mensagem, e outras 81% concordam que essa forma é mais fácil do que lidar com um site. Quando uma empresa não oferece essa opção, 79% dos brasileiros se sentem frustrados, enquanto 81% confiam mais em uma marca quando podem dialogar com ela por mensagem.

Os dados, levantados pelo Kantar no primeiro semestre de 2023 a pedido da Meta, mostraram ainda que a ferramenta “Clique para Mensagem”, com ênfase no WhatsApp, é usada por 40% dos anunciantes no Brasil. Em todo o mundo, a receita diária que o recurso gera cresceu 80% em relação ao ano anterior.

Temporada de compras do final de ano

Com a aproximação do final de ano e das datas comerciais, como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo, surge uma nova oportunidade de impulsionamento das vendas. Nesse período, o WhatsApp pode ajudar as empresas a se destacarem na temporada de compras, como reforçou a Head de Vendas na Meta, Nina Dragone.

Leia mais:
Vendas no WhatsApp: como aproveitar o potencial dessa poderosa ferramenta

Essa temporada de compras é crucial para o lucro das empresas. Nessas datas, 73% das pessoas compram algo, e 72% dos consumidores preferem descobrir itens que eles não estavam procurando. 79% dos clientes do comércio afirmam aceitar conhecer uma nova marca para conseguir valores melhores. Ao mesmo tempo que o período é propício para as vendas, ele vem acompanhado de competitividade.

“É preciso se destacar e garantir que o consumidor conheça seus produtos, e consiga acessar sua empresa de uma forma simples. 69% das pessoas descobriram produtos através da Meta, mas que em qualquer outro canal. 66% mandaram mensagem para um negócio durante a temporada de compras de 2022”, comentou Nina.

Case de sucesso

Durante a pandemia e com o fechamento das lojas, o Magalu assumiu um compromisso de não demitir seus colaboradores, comentou o vice-presidente de Negócios do Magazine Luiza, Eduardo Galanternick. Diante do cenário, surgiu a possibilidade de entrar em contato via WhatsApp com os clientes que abandonavam o carrinho no site, e isso foi importante para ajudar a manter os empregos durante a crise pandêmica. Desde então, a empresa tem descoberto como tirar mais valor da venda.

O Magalu lançou todo seu catálogo no WhatsApp, e o cliente pode seguir por lá até a finalização da sacola. Depois, ele é direcionado ao aplicativo, para fechar o pedido por lá. Agora, o processo adiante é entender o comportamento do consumidor, aquele que tem interagido com a plataforma. “É um ponto de partida para chegarmos aonde acreditamos que é o caminho. Fazemos isso porque é uma nova forma de vender nesse comércio conversacional”, destacou Galanternick.



+ NOTÍCIAS
WhatsApp Business facilita anúncios personalizados para empresas
WhatsApp performa bem em recursos de mídia e cresce em chamadas de voz

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]