Pesquisar
Close this search box.
/
/
Grandeza do Web Summit provoca espanto e insights

Grandeza do Web Summit provoca espanto e insights

Só a experiência de participar do Web Summit dá a verdadeira dimensão da imensidão de um evento que provoca muitas reflexões sobre o futuro

Em minha estreia no Web Summit, não importa a quantidade de informações prévias, o quanto se tenha preparado e estudado as trilhas disponíveis, os inúmeros alertas, nada nos prepara para a imensidão que é o evento.

Imensos números de pessoas, imenso espaço a percorrer, imensas opções de conteúdos e formatos simultâneos. O primeiro desafio é escolher o que assistir para montar a agenda no app do evento (que se deixa a desejar aqui ou ali na usabilidade, não peca no conteúdo). O segundo desafio é conseguir seguir a programação.

O dia começa com muita ansiedade, ansiedade que aumenta com o trânsito até a Arena e piora com a fila de entrada, mas se alivia após a primeira palestra assistida, se atenua um pouco mais após a segunda e, ao fim do dia, já se abrandou e se transformou em outra coisa melhor: ideias, muitas ideias fervilhando (e alguma ansiedade nova, é verdade, para capturar todas elas, antes que se percam).

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A ansiedade diminui ao longo do dia porque vamos nos dando conta de que qualquer palco ali que tenhamos a oportunidade de acompanhar terá o mesmo efeito sobre nós, se deixarmos: porão ideias a fervilhar. Ao final do dia já não contabilizo com pesar as agendas que perdi, mas as muitas notas feitas.

O todo é maior que as partes e as interseções geram insights potencialmente poderosos

O meu quinhão do Web Summit está ali no além delas: nas conexões que só eu poderei fazer hoje porque cada participante terá percorrido sua própria trilha, feita de um misto de programação e acaso, pois as apresentações que acabamos por assistir no intervalo entre uma e outra agenda esperada podem trazer boas surpresas. O insight: O todo é maior que as partes e as intersecções geram insights potencialmente poderosos.

Ao final do primeiro dia como general attendee do Web Summit, uma certeza: a imensidão do evento, que a princípio assusta, é sua riqueza. A presença de speakers e attendees de tantos países, com tantos rostos e sotaques e experiências, faz o evento ser o que é. Cada apresentação, mesa, pitch tem muito valor, mas o fator WOW é a combinação, ou as combinações, deles.

Leia Mais: Ganhar dinheiro no Metaverso: sonho ou possibilidade?

Pavilhão Central + Corporate Innovation Summit

É no (des)encontro de gerações num palco sobre inovação onde se ouve que a Geração Z é sobre mais autenticidade e menos filtro, para na apresentação seguinte (sobre metaverso) se aprender que ter um Digital Twin permitirá se apresentar no seu melhor aspecto profissional, que encontramos as perguntas mais instigantes: preparar-se para o futuro não é se preparar para um ou outro, Zgen ou metaverso, mas para ambos. E então, onde se encontram? O que tem essa geração que vem aí, ou aí já está querendo sobretudo ser ouvida, a dizer sobre o metaverso e suas possibilidades?

Preparar-se para o futuro não é se preparar para um ou outro, Zgen ou metaverso, mas para ambos

No mesmo palco anunciam: a contribuição da tecnologia para o mundo agora é justamente operar sem fronteiras. Poucas horas depois: o desafio de realizar o potencial de tudo que o digital tem a fazer pelas pessoas está em fazê-lo localmente. Teremos que criar as soluções além das fronteiras para aplicá-las dentro de todos e de cada um dos territórios? É difícil, mas bonito, não é?!

Conheça o Mundo do CX

O futuro do varejo mora em digitalizar não só produtos e canais de venda, mas toda a cadeia de valor; a indústria da beleza se revoluciona usando dados para transformar o design, a produção e, em última instância, a experiência de beleza. A web3 é sobre propriedade digital.

E o futuro do dinheiro? Não se preocupe, as pessoas gostam de ter escolhas. Há quem prefira moedas, e quem prefira digital wallets e cartões de crédito. O que as conversas no Web Summit indicam é a maior liberdade de escolha.

O que quererá, afinal, essa pessoa por trás do rótulo “consumidor” que compra artigos esportivos na Decathlon, móveis na Ikea, maquiagem na L’Oréal, e poderá, ou não, ter uma coleção de arte digital e investimentos em cripto? Talvez queira tudo isso, talvez queira só companhia. Companhia que poderá vir da inteligência artificial que, por sua vez, já evolui para responder emoções humanas.

Leia Mais: Como liderar em tempos de crise?

E isso são perguntas ou são respostas?

“O que esperar para os próximos cinco anos”? – assim fecharam suas participações quase todos os moderadores do dia. Pois então, qual a ambição? Algo mirabolante? Não exatamente. Para daqui a 5, 8 anos a ambição para Alexa é entregar mais facilidade para “everyone, everywhere”. A ambição é ser acessível.

E na aviação, que se desenvolve sobremaneira com a tecnologia, o que esperar para a próxima meia década? O supersônico? Claro, estamos de olho nisso, mas a ambição é outra: a descarbonização. Agora é mais importante diminuir a pegada ambiental. Mais importante para a sobrevivência dos negócios e da espécie. De volta ao varejo, para os próximos cinco anos, o que esperar? O mesmo: gerar impacto positivo. Circularidade.

Tecnologia, sociedade, política… estão intrincadas de forma radical. Também entre elas as fronteiras terão de ser desfeitas e refeitas.

Que os caminhos sejam descobertos assim, na imensidão.

 

 

*Andrea Pelagagi é head de Operações da Sponsorb


+ Notícias

Fusão entre adtech e fintech busca experiência DTC cada vez mais personalizada

Algumas pistas para compreender o fenômeno Shein

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]