O segundo domingo de agosto tende a gerar ansiedade no comércio brasileiro. E isso não acontece por acaso. Essa é a segunda data mais importante em volume de vendas para o varejo do país, perdendo apenas para o Natal. Mas, afinal, aonde será que os consumidores vão para fazer as compras de Dia das Mães?
O aplicativo de mobilidade Waze avaliou os caminhos percorridos pelas pessoas nos dias que antecederam o Dia das Mães em 2016, com o objetivo de entender onde os milhões de usuários brasileiros vão para comprar presentes. Os resultados são curiosos: segundo o app, quanto mais perto do segundo domingo de maio, maior a navegação para destinos típicos dos consumidores nessa época, como floriculturas e shoppings.
Nesse sentido, é perceptível que as flores ainda representam um grande presente: as rotas para floriculturas crescem 225% no próprio Dia das Mães, enquanto as idas para centros de compras aumentam 35% na sexta e no sábado que antecedem a data.
Oportunidades
O estudo feito pelo Waze ajuda marcas a encontrarem oportunidades de atingirem seus públicos. Para varejistas, é importante ressaltar que a categoria de shoppings é a maior do Waze — o que mostra uma ótima oportunidade para marcas investirem em marketing mobile e impactarem os consumidores que estiverem indo fazer compras ou passeando pelas redondezas.
Os restaurantes, locais que costumam ser visitados pelas famílias no Dia das Mães, estão em segundo lugar no volume de navegação geral no Waze.