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Walmart fecha marketplace no Brasil para focar na reestruturação de suas lojas físicas

Walmart fecha marketplace no Brasil para focar na reestruturação de suas lojas físicas

Três mil lojistas vendiam produtos no site. Walmart dá passo atrás para estruturar operação e integrar o online às 400 lojas que tem no Brasil

Nesta sexta-feira (10) o Walmart Brasil decidiu fechar seu markeplace e, assim, sair do online no País. A rede justificou a ação citando o desempenho fraco da operação. Agora, a empresa foca na reestruturação de suas 400 lojas no Brasil.

Aviso no site do Walmart publicado nesta sexta (10) / Reprodução

A ideia da empresa é preparar um e-commerce mais sólido e integrá-lo às lojas físicas. Em 2017, o Walmart fechou a loja virtual que vendia produtos próprios. A varejista contava com uma equipe de 90 pessoas para manter o endereço Walmart.com.br.  De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, 70 trabalhadores foram demitidos por causa do fim do site. Três mil lojistas vendiam seus produtos no marketplace.

Foco no físico

As 400 lojas que o Walmart mantém no Brasil passarão por um processo de reestruturação patrocinado por R$ 1,9 bilhão do fundo norte-americano Advent, que comprou 80% da operação no Brasil na metade do ano passado. A empresa pretende fazer esse investimento até o fim de 2021.

A reestruturação começa pelo Atacarejo. A companhia disse que 43 lojas da marca Maxxi Atacado serão reformadas e 10 unidades de hipermercados serão convertidas em Maxxi até o fim deste ano. A participação do Maxxi nas vendas do grupo (15%) ainda é pequena quando comparada aos concorrentes: o Atacadão é responsável por 67% das vendas do grupo Carrefour e o Assaí tem participação de 46% nas vendas do GPA.

As marcas Sam’s Club e Bompreço também serão ampliadas. Hipermercados do Walmart receberão as bandeiras do clube de compras e do hipermercado presente em todos os estados do Nordeste.

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