O Walmart, emblemática varejista americana, parece lutar vigorosamente para manter-se relevante no mundo digital. A aquisição da Bonobos, que ocorreu em 2017, faz parte desse esforço. O que a companhia tem aprendido com a startup e a nova estratégia de e-commerce da varejista foi o centro de uma conversa entre Marc Lore, Presidente & CEO do Walmart Ecommerce EUA; Andy Dunn, fundador e CEO da Bonobos e Jason Del Rey, Editor sênior da Recode.
O debate ocorreu no Shoptalk, evento que debate o novo varejo e que ocorre em Las Vegas (EUA). Para reforçar sua estratégia no digital, a gigante do varejo de alimentos tem feito aquisições de empresas nativas digitais. Isso não significa absorver essas empresas e matar suas identidades.
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Ao contrário. Segundo Andy Dunn, da Bonobos, a estratégia desenhada para a empresa previa um caminho independente. Uma das formas mais inteligentes de competir em um cenário competitivo e pesado como o e-commerce hoje era investir em conteúdo mágico. É esse conteúdo o centro da estratégia.
Mas como valorizar uma marca como Bonobos em um ambiente voltado para o preço baixo? Se a marca não está nas lojas do Walmart, qual integração é possível? O executivo da Bonobos diz que apesar da marca e da cultura estarem bem alinhadas na Bonobos, os ganhos de sinergia ficam embutidos no supply chain, na capacidade logística e nos custos de confecção, que ficam sob medida.
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Aprendizados
Para Marc Lore, a organização e visão de moda da Bonobos beneficia o Walmart na criação de um ecossistema no qual seja possível colher mais insights dos consumidores. A marca Alswell, de roupas de cama, faz parte do mesmo objetivo. Por isso, a empresa continua aberta a oportunidades para ampliar o portfólio.
Quais as habilidades que marcas como a Bonobos têm que as tornam diferentes e significativas para os consumidores? A marca chegou a olhar para outras categorias, de modo a criar pacotes com seus produtos de origem. Colchões, por exemplo, roupas de cama, são categorias observadas com carinho.
A Bonobos mantém sua independência por enquanto, mas viver no guarda-chuva do Walmart tem benefícios até quando? Andy Dunn diz que há muito aprendizado na relação com os consumidores que a marca estabeleceu e o Walmart.com principalmente poderá obter ganhos sensíveis com a forma pela qual a Bonobos opera.
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