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Como aprimorar o CX de cosméticos com IA?

Como aprimorar o CX de cosméticos com IA?

Com tendência de crescimento de marcas acessíveis, Vult aplica IA para aprimorar a jornada de compra nos canais digitais.

O mercado de beleza tem se expandido de forma acelerada, impulsionado pela diversificação de marcas e pelo consumo entre diferentes perfis de público. De acordo com o estudo “A Economia Global do Bem-Estar: Brasil”, realizado pelo Global Wellness Institute (GWI) em parceria com a AG7, incorporadora especializada em wellness building de alto padrão, o setor de bem-estar movimentou US$ 5,6 trilhões entre 2020 e 2022. O levantamento aponta ainda uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 12,1% no período. Com esse ritmo, a estimativa é que, até 2027, esse mercado atinja a marca de US$ 8,5 trilhões.

Nesse cenário, uma das grandes tendências desse crescimento é a busca por produtos acessíveis, que tenham qualidade e preço competitivo, permitindo que mais pessoas tenham acesso a itens de cuidados pessoais e maquiagem. Com isso, grandes empresas do setor têm investido na aquisição ou não fortalecimento de marcas distintas para esses segmentos.

Um exemplo recente é o Grupo Boticário, que adquiriu a Vult em 2018, ampliando seu portfólio com uma opção mais acessível ao consumidor. Esse movimento reflete um mercado dinâmico, que se adapta às novas demandas e amplia sua base de clientes.

Inovação e crescimento

O respaldo do grupo permitiu à Vult um crescimento acelerado, com investimentos estratégicos em inovação, distribuição e tecnologia.

“A Vult ampliou sua capilaridade nos canais de venda, fortalecendo sua presença no varejo físico e digital”, comenta Sheila Ribas, gerente sênior de Branding e Comunicação de Vult. “Além disso, a sinergia com o Grupo possibilitou o acesso a novas tecnologias e formulações, resultando na possibilidade de criar lançamentos cada vez mais alinhados às tendências do mercado e às demandas das consumidoras. Reforçamos também nosso propósito enquanto marca, tendo como missão ampliar o acesso à beleza e a premissa de investir em ações que gerem impacto positivo para a sociedade”.

Em 2023, as vendas totais do Grupo Boticário – contabilizando todas as suas marcas – chegaram a R$ 30,8 bilhões, um salto em relação aos R$ 23 bilhões de 2022 e 71% acima dos R$ 18 bilhões de 2021.

“Sabemos que o potencial de crescimento do mercado de cosméticos no Brasil é enorme e que nós temos demanda para isso, contudo, é preciso que cada vez mais as opções disponíveis nas prateleiras atendam às necessidades dos consumidores do nosso próprio país”, destaca Paulo Roseiro, diretor-executivo de Categoria do Grupo Boticário.

Acessibilidade no mercado de cosméticos

Fundada em 2004, a Vult nasceu com o propósito de tornar o acesso a cosméticos de alta qualidade mais amplo no Brasil. Com um portfólio inicialmente focado em maquiagem, a marca se consolidou ao oferecer produtos com fórmulas eficazes e ingredientes altamente reconhecidos no mercado, aliados a um custo-benefício atraente. Ao longo de suas duas décadas de história, a Vult se destacou pela capacidade de atender às necessidades dos consumidores brasileiros e, atualmente, conta com mais de 430 itens em seu portfólio, abrangendo diversas categorias, como maquiagem, cuidados com os cabelos, esmaltes e cuidados corporais.

A integração de diversidade, inovação e a ampliação do acesso aos produtos foram fatores determinantes para a expansão da Vult e sua relevância no mercado competitivo de beleza. A estratégia de incorporar essas três frentes foi essencial para o crescimento da marca. Nos últimos 20 anos, a Vult conseguiu se destacar justamente por desenvolver produtos que atendam às necessidades das brasileiras e, ao mesmo tempo, permanecer fiel aos seus valores e objetivos.

“Sabemos que as consumidoras brasileiras buscam cada vez mais produtos que entreguem resultados para além da estética, como a hidratação, revitalização e proteção da pele – e que essa tendência só cresce ao longo dos anos. Para que seja possível, o equilíbrio entre performance e custo-benefício é um fator essencial e praticamente indispensável para atender às expectativas, necessidades e ao poder de compra do consumidor no país”, pontua Sheila.

IA na experiência do consumidor

Dentro da companhia, as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) permitem que a recomendação personalizada de produtos aconteça, por exemplo, considerando fatores como tipos de cabelo e pele, e preferências individuais de cada usuário. Além disso, a tecnologia também é utilizada para otimizar a jornada de compra nos canais digitais, sugerindo combinações de produtos que fazem sentido de acordo com as buscas recentes. Esse movimento permite que a marca ofereça um atendimento mais assertivo, rápido, prático, e alinhado às expectativas das consumidoras na era digital. 

“Na categoria de Maquiagem, através do Recomendador de Base disponível no e-commerce da Vult, a marca transforma a jornada do consumidor, auxiliando a encontrar uma base adequada ao tom de pele. Com tecnologia avançada, o sistema permite a análise dos diversos tons e tipos de bases disponíveis e preferências individuais, assegurando que cada consumidor descubra a cor e base ideais. Essa inovação facilita a escolha do produto certo, melhorando sua experiência de compra”, explica Sheila.

Outro exemplo dessa estratégia é o Boticolorista, uma ferramenta do Grupo Boticário baseada em IA que analisa tendências e preferências do público para aprimorar a oferta de produtos de maquiagem. Com essa abordagem orientada a dados, é possível ampliar o acesso à maquiagens de qualidade e oferecer soluções alinhadas às necessidades do consumidor moderno – que busca cada vez mais personalização, tecnologia e diversidade na sua jornada de beleza.

Além disso, a IA é utilizada nos canais digitais para a análise de tendências e de feedbacks de clientes. Isso permite que a marca ajuste o seu atendimento digital, os formatos de venda, lançamentos e estratégias de forma mais precisa.

“Na era digital, sabemos que a régua de expectativa dos consumidores em relação ao atendimento é cada vez maior, e a implementação e acompanhamento do avanço da tecnologia consegue ajudar a marca a oferecer serviços mais alinhados às necessidades do público”, destaca a executiva.

Mais que um batom

O levantamento da Global Wellness Institute mostrou que, entre 2020 e 2022, o mercado brasileiro de cuidados pessoais e beleza movimentou US$ 39 bilhões. Com uma população diversa e conectada às tendências globais, o potencial de crescimento do setor é imenso. “Nosso objetivo é continuar crescendo junto com o país, democratizando o acesso a produtos de alta performance e com preços atrativos, e fortalecendo o protagonismo do Brasil no cenário mundial da beleza”, afirma.

Nesse cenário, a Vult traçou estratégias para assegurar que, cada vez, mais consumidores tenham acesso a produtos de qualidade, desenvolvidos para as necessidades reais do público do país.

“Ao longo do ano de 2024, a marca abraçou causas conectadas ao empoderamento feminino e o combate à violência doméstica, com o projeto ‘Isso é Mais que um Batom‘, que teve 100% do valor das vendas de um produto social revertido para a ONG Turma do Bem para o tratamento dentário de mulheres que tiveram a boca como alvo durante as agressões, apoiando o resgate da autoestima e do orgulho dessas mulheres”, comenta Sheila.

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