Os pais devem se preocupar com a alimentação das crianças no período de volta às aulas. Isso porque os lanches que são levados para a escola complementam a alimentação que a criança tem em casa.
Mas, além da correria para compra do material escolar e a adaptação da nova rotina, preparar uma lancheira saudável pode ser um verdadeiro desafio.
A refeição balanceada estimula o consumo de alimentos que oferecem benefícios à saúde e ajuda a manter a energia da criançada.
A primeira coisa a ser feita é planejar o que a criança vai comer. Organize um cronograma das refeições e separe os alimentos em pequenas porções – em potes, por exemplo – ou escolha alimentos que já vêm em embalagens individuais, os quais podem ser facilmente guardados na lancheira ou na mochila.
Em seguida verifique se a combinação de alimentos inclui fruta, carboidrato e proteína. As frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais que ajudam no bom desenvolvimento da criança; o carboidrato e a proteína dão energia para o organismo e auxiliam na concentração e no desempenho escolar.
As crianças precisam ter uma alimentação balanceada constantemente. Não é aconselhável ter uma refeição saudável em casa e, na escola, se alimentar de produtos pouco saudáveis.
O ideal é oferecer alimentos que vão suprir as necessidades de nutrientes do organismo durante o período que o pequeno estará na escola.
Confira abaixo cinco passos de uma lancheira saudável:
1 ? Organize um cronograma das refeições;
2 ? Separe os alimentos em pequenas porções ou utilize produtos em embalagens individuais;
3 ? Faça trocas saudáveis ? existem muitas opções de lanches saborosos e nutritivos. Lembre-se que o lanche que o seu filho come na escola complementa o cardápio que você serve em casa;
4 ? Escolha alimentos que forneçam diferentes nutrientes;
5 ? Utilize uma lancheira adequada ao tipo de alimento que você escolheu ? se for necessário manter os alimentos sob refrigeração, utilize uma lancheira térmica.
*Com informações da Jasmine Alimentos