Pesquisar
Close this search box.
/
/
VOCÊ SE PREOCUPA COM A SUA APOSENTADORIA?

VOCÊ SE PREOCUPA COM A SUA APOSENTADORIA?

Veja dicas de planejamento financeiro para chegar bem à terceira idade

Pensar em aposentadoria é coisa de velho, certo? Não necessariamente. O nosso sistema de previdência social não é exatamente o mais eficiente. Não é raro vermos notícias sobre o baixo reajuste do salário dos aposentados. Também não é raro vermos idosos em filas de hospitais públicos. O tema, aliás, é polêmico. Como não temos ainda uma reforma eficiente da previdência em voga, o ideal é tentar um planejamento por fora.

Afinal, chegar bem financeiramente à terceira idade pode fazer toda a diferença. E, para isso, quanto antes as pessoas começarem a se planejar, melhor. “O planejamento para a aposentadoria deveria fazer parte dos nossos planos desde cedo, assim teríamos mais tempo para investir e seria mais fácil reunir recursos para ter uma aposentadoria tranquila”, diz Paulo Henrique Ávila, gerente regional do Bullmark Financial Group, empresa brasileira especializada em Gestão de Patrimônio e Assessoria Financeira Independente.

Entrevistamos o especialista sobre o que dá para fazer a fim de conquistar uma situação financeira se não confortável, suficiente para viver de maneira mais tranquila a melhor idade. Confira a entrevista:

1)      O que significa chegar bem financeiramente à terceira idade?
Ter um nível de independência financeira adequado para satisfazer e manter o padrão de vida a que a pessoa está acostumada. Cada um qualifica o padrão de vida de acordo com aquilo que acha mais relevante para o seu bem estar. Financeiramente falando, significa ter recursos para manter um bom plano de saúde, garantindo uma proteção em caso de emergências inerentes a idade, e ter recursos para complementar a renda da aposentadoria.

 2)      Há uma idade ideal para começar a pensar em se aposentar?
Investir na aposentadoria é investir em você, portanto, o quanto antes começar, melhor. Por menor que seja a sua capacidade de poupança inicial, o importante é dar o primeiro passo. O planejamento para a aposentadoria deveria fazer parte dos nossos planos desde cedo, assim teríamos mais tempo para investir e seria mais fácil reunir recursos para ter uma aposentadoria tranquila. Mas a qualquer momento você pode começar. Contar com profissionais capacitados para passar as melhores orientações é um importante passo para ter sucesso na empreitada.

3)      O que a pessoa precisa considerar para começar a planejar a aposentadoria?
Precisamos considerar que a aposentadoria oficial está distante de ser ideal para os brasileiros viverem com uma boa qualidade de vida. Precisamos refletir sobre eventos futuros, provavelmente as despesas atuais não serão as mesmas do futuro, observe as pessoas a sua volta e como elas se planejaram para esse momento. Procure profissionais especializados para escolher as soluções mais adequadas, eles irão orientar nas avaliações periódicas e ajustes necessários para esse tipo de investimento.

4)      Como posso calcular a quantia necessária para investir?
Tudo depende do padrão de vida que você tem hoje e como deseja que o seu futuro seja. O ideal é guardar um percentual do que se ganha, 30% seria o melhor cenário. Se planejar e acompanhar mensalmente os gastos e os investimentos também é fundamental para o sucesso. Devemos fazer uma conta de quanto precisaríamos no futuro, levando em consideração vários cenários e eventos que poderão acontecer, e não podemos nos esquecer de considerar a inflação nesse cálculo. Assim, a pessoa conseguirá chegar ao valor que deve acumular até a sua aposentadoria para manter o padrão de vida.

5)      E se eu não tiver essa quantia, há algo que eu possa fazer? O quê?
Caso não esteja no cenário ideal e não consiga acumular pelo menos os 30% dos seus ganhos, tente começar com 5% e aumente gradativamente. Outra dica é diminuir as despesas e aumentar o valor para investir. Com um acompanhamento próximo de todas as despesas e projeções de gastos mensais, você consegue perceber onde pode apertar mais o cinto para conseguir economizar.

6)      Quais são as melhores opção de investimento?
Existem várias opções no mercado financeiro. Os investimentos que possuem uma certa flexibilidade são uma boa opção, já que em alguns momentos podemos ter despesas inesperadas. Também devemos levar em conta que o mercado financeiro é muito dinâmico e a economia também pode mudar a qualquer momento, exigindo algum ajuste de rota nas aplicações. Procure profissionais adequados e certificados para que oriente o seu planejamento financeiro, levando em consideração seu perfil de investidor, prazo para aplicações e valores que serão investidos e poupados todos os meses.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]