A preocupação do mundo com a sustentabilidade começou em 1983, quando, de acordo com pesquisadores surgiu um buraco na camada de ozônio na área da estratosfera sobre o território da Antártica. Esse buraco tinha, à época, dez milhões de quilômetros quadrados.
Ao longo dos anos, outras aberturas de menores proporções foram encontradas em vários pontos da estratosfera – e aumentaram em tamanho, com o tempo. A boa notícia, porém, é que, depois de décadas, o buraco na camada de ozônio encontrado nesse continente diminuiu um tanto. Ainda segundo os cientistas, essa transformação positiva é um resultado da diminuição do uso de determinados produtos químicos, como o cloro atmosférico proveniente de clorofluorcarbonetos (CFCs).
Por muitos anos, associamos o tema de consumo consciente à questão da ecologia. Porém, hoje vemos essa questão de forma mais ampla. Os âmbitos social e econômico foram incluídos no pacote da sustentabilidade e, é claro, naquilo que os consumidores esperam das empresas.
Não por acaso, essas três visões foram incluídas no estudo Empresas Mais Conscientes do Brasil, realizado pela Shopper Experience com exclusividade para a Consumidor Moderno.
Saiba mais sobre o estudo no site do Conarec.