Pesquisar
Close this search box.
/
/
Voando alto com Experiência do Cliente

Voando alto com Experiência do Cliente

Um grande desafio para a Azul é manter a consistência na experiência – afinal, são mais de 150 destinos, com aeroportos completamente diferentes

Há algum tempo, recebi uma notícia que me deixou muito feliz: fui convidado a palestrar em um dos maiores e mais influentes eventos de Customer Experience da América Latina, com público estimado de cerca de duas mil pessoas, para falar dessa área que é um dos pilares da Azul: a Experiência do Cliente.

Nós costumamos dizer que o setor de CX é tão vital para a empresa, que temos uma missão voltada para o assunto, além da missão da própria azul. Ela consiste em nos estruturarmos para sermos incansáveis na busca pela melhor experiência aos nossos Clientes.

Para que isso ocorra efetivamente, montamos um time multidisciplinar, com experiências em diversos setores como Aeroportos, Cargas, Publicidade, entre outros. A diversidade de formações e de olhares é essencial para trazermos soluções criativas para todos os pontos de fricção que encontramos ao longo da jornada do nosso Cliente.

Conheça o Mundo do CX

Além disso, o time de CX na Azul tem que colocar a “mão na massa”, vivendo a realidade da nossa operação e desenhando soluções em conjunto com diferentes áreas. Justamente por isso um time multidisciplinar é tão importante – precisamos de profissionais que consigam “circular” nas mais diferentes áreas da nossa estrutura.

Consolidando o tema como estrutural para a Azul, estabelecemos quatro frentes de atuação para organizar todos os processos e garantir o pleno funcionamento das demandas de CX, fornecendo para nossos Clientes o melhor voo de suas vidas.

No pilar de melhoria contínua, temos uma atuação mais a curto prazo, voltada para a resolução de dores e pontos de fricção latentes na nossa operação. A atuação do time de CX tem que ser rápida, focada em métricas e KPI´s de curto prazo. Para isso, estruturamos squads focadas em diferentes etapas da jornada, que devem entregar valor em ciclos de trabalho de 15 dias.

No pilar de inovação, parte do time é focada em antecipar movimentações do segmento e mudanças de comportamento dos clientes, desenhando soluções de experiência para atender novas expectativas. Aqui, a atuação do time é mais de médio e longo prazo. Muitas das soluções relacionadas à digitalização da jornada sairam deste pilar.

Um grande desafio para a Azul é manter a consistência na experiência – afinal, são mais de 150 destinos, com aeroportos completamente diferentes. Por isso, parte do time é focada em iniciativas para mantermos o padrão da Experiência Azul. Para isso, o time viaja para 100% das bases ao longo do ano, avaliando os diferentes aspectos da experiência e auxiliando as bases a resolverem questões relacionadas à jornada do Cliente.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O quarto e último pilar tem a ver com comunicação, premiações e benchmarks. Como a Experiência do Cliente é um pilar da nossa cultura, a Azul assumiu a missão de fomentar o ecossistema de melhores práticas relacionadas à CX. Isso acontece através de trocas com outras empresas e participação em premiações e eventos, como o próprio CX Summit.

Falei um pouco também de como estes pilares funcionaram na prática, trazendo alguns cases de sucesso como Check-In automático, o retorno do serviço de bordo, a diversificação de soluções de autosserviço no aeroporto e parcerias estratégicas que fazemos com startups para garantir que o cliente tenha uma excelente jornada de ponta à ponta.

Com esta estratégia, a Azul vem quebrando os próprios recordes em métricas de satisfação de clientes. Hoje, temos o maior NPS de uma companhia aérea na América Latina, e estamos entre os maiores NPS do segmento no mundo. Além disso, no último ano estamos sendo reconhecidos dentro e fora do Brasil por nossa Cultura Centrada no Cliente e por nossas inovações relacionadas à Experiência do Cliente.

Espero ter a oportunidade de mostrar ainda mais vezes para todo o Brasil e o exterior também, que o céu é cada vez mais Azul.

*Por Jason Ward, vice-presidente da Azul.


+ Notícias

O entretenimento das telas da Sky: como o CX pode ser aliado para se destacar

Comportamento e consumo: viajantes querem imóveis de temporada

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]