Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia da Terra. Para comemorar a data, Booking.com, especialista em reservas de hotéis e outras acomodações, apresentou alguns dados que revelam o que exatamente significa viajar de forma sustentável para os consumidores. Os dados são do Relatório Global de Viagens Sustentáveis, que também mostrou como as acomodações sustentáveis são vistas e o que o futuro guarda para viajantes com consciência ecológica.
O que realmente significa ser verde?
Segundo o relatório, apenas 42% dos participantes da pesquisa se consideram viajantes sustentáveis. Os dados mostram que as pessoas têm diferentes opiniões sobre o que de fato significa “viajar de forma sustentável”. As opiniões variam entre ficar em lugares que valorizam natureza (parques, por exemplo) até realizar atividades altruístas durante a viagem.
Desconhecimento e desconfiança
Muitas vezes, ainda falta informação sobre o assunto. Quase dois terços (65%) dos viajantes disseram ou que não ficaram ou que não sabiam se já tinham se hospedado em uma acomodação ecológica. Entre aqueles que responderam que não tinham planos de se hospedar em uma acomodação sustentável ao longo do próximo ano, a justificativa para 39% deles é nem sequer saber que acomodações ecológicas existem. No entanto, 68% afirmam que estariam mais propensos a escolher uma acomodação caso soubessem que ela é ecológica.
“O mundo das acomodações sustentáveis vai muito além de iluminação suave, água de baixa pressão e ausência de uso de ar-condicionado. Os hóspedes podem não perceber, mas eles dormirão em lençóis de algodão orgânico, lavados com água aquecida por energia gerada dentro do próprio hotel. Sendo assim, eles estão se hospedando de forma sustentável. Ou, ao fazer uma refeição, eles estarão comendo pratos feitos com ingredientes locais, colhidos em um raio de até 30 km da acomodação; nesse caso, eles serão viajantes sustentáveis que apoiam a economia local”, explica Gillian Tans, diretora de operações da Booking.com.
O que dizem os estabelecimentos
Mais de ¼ (26%) das acomodações pesquisadas pela Booking.com confirmaram ter iniciativas sendo aplicadas na prática para proteger o meio ambiente. Quase um quinto delas (19%) apoia a comunidade local. Este número sobe para um terço (33%) para acomodações de maior porte (com 36 ou mais quartos). Além disso, mais da metade (51%) das acomodações estão, no momento, registradas como sustentáveis, seguindo critérios de órgãos oficiais, como o Conselho Internacional de Turismo Sustentável.
“Quanto mais claridade, entendimento e visibilidade sobre viagens sustentáveis forem levados aos viajantes, para ajudá-los a tomar decisões bem informadas sobre as acomodações e destinos que pretendem visitar, melhor. Nossa pesquisa e discussões contínuas com as acomodações parceiras que oferecemos estão revelando uma grande quantidade de iniciativas relacionadas à sustentabilidade e adoraríamos de compartilhar essas iniciativas com os viajantes que estejam pesquisando e fazendo escolhas no nosso site”, comenta Gillian.
Futuro
Os resultados mostram que há um grande consenso de que ainda é necessário fazer mais para motivar viagens sustentáveis. E já há muitas ideias para que isso aconteça. As duas mais dominantes são incentivos financeiros, como redução de impostos para viajantes ecológicos (41% dos participantes foram a favor disso), e um padrão internacional para acomodações sustentáveis (com 41%).
A pesquisa revela que esse cenário já pode começar a mudar, já que 62% confirmam que têm intenção de se hospedar em acomodações sustentáveis no próximo ano e 50% deles afirmam que consideraram, ou poderão considerar, um destino pelo qual não tinham se interessado antes, devido às suas práticas em sustentabilidade. Estes destinos incluem áreas protegidas e ambientes de vida selvagem, onde animais recebem um bom tratamento, e iniciativas em prática para ajudar a comunidade local.
“É emocionante ver que os turistas estão buscando cada vez mais viajar com respeito ao meio ambiente. Essa tendência de privilegiar as acomodações sustentáveis nos incentiva a encontrar maneiras de melhorar ainda mais a nossa plataforma, para poder ajudar àqueles que querem fazer uma viagem sustentável”, conclui Gllian Tans.