/
/
Via Varejo fecha 2015 no sufoco

Via Varejo fecha 2015 no sufoco

Dona da Casas Bahia e do Pontofrio terminou o ano com queda de 88,3% no lucro e 13 mil demissões. Entenda

A Via Varejo, braço do Grupo Pão de Açúcar que administra a Casas Bahia e o Pontofrio, fechou o ano passado no sufoco: teve uma queda de 88,3% no lucro líquido ajustado, ao passar de R$ 964 milhões para R$ 113 milhões.

O número é resultado da queda de 15% na receita líquida da empresa e do prejuízo de R$ 125 milhões verificados no quarto trimestre de 2015. Apesar disso, a empresa comemora o ganho de market share no mercado e um caixa de R$ 5,6 bilhões acumulados ao longo do ano.

Leia também
Raia Drogasil aposta em formato popular

“Aceleramos nossas iniciativas de eficiência operacional, como otimização da malha logística e sinergias de backoffice com empresas do grupo, além de colocar rapidamente em prática um plano de ajustes de estrutura, com otimização de processos e racionalização de despesas”, disse a empresa em relatório.

Dentre as medidas para redução de custos, a empresa reviu o portfólio de lojas e fechou 39 operações de baixa performance. Além disso, a empresa revisou a malha logística, e reduziu em 13 mil o número de pessoas que trabalham na empresa, além de ter renegociado a base de contratos de aluguel.

“A despeito do cenário adverso, seguimos com a estratégia de investimentos em projetos que visam potencializar os diferenciais da empresa, ganhos sustentáveis de market share e o atendimento das aspirações do mercado consumidor cada vez mais exigente e dinâmico”, justificou a companhia.

Ao todo, a Via Varejo terminou 2015 com 176 lojas reformadas para o novo conceito de venda de telefonia, 121 lojas com o novo conceito de móveis e 81 conversões de bandeiras. Apesar de ter fechado operações, a companhia também abriu: foram 27 novas operações.

A empresa também investiu R$ 372 milhões em tecnologia da informação e logística, áreas de concessão de crédito e cobrança, roteirização logística, backoffice.

Leia também
Walmart Brasil vê alta nas vendas do trimestre

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]