As vendas parceladas apresentaram queda de 16,4% na semana do Dia das Mães, mostrou indicador do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) divulgado hoje (09). Este é o terceiro ano seguido de queda nas consultas para vendas a prazo na data.
Segundo as entidades, o recuo deve-se à retração do poder de compra dos consumidores, que seguem cautelosos diante da crise econômica. Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55% (2014), +6,44% (2013), +4,40% (2012), +6,53% (2011) e de +9,43% (2010).
“Esses fatores têm como consequência imediata a menor disponibilidade de renda das famílias para o consumo e a diminuição da disposição para compras parceladas que geram um comprometimento futuro da renda”, explicou, em nota, segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Uma das principais medidas para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos, inclusive em datas comemorativas importantes.”
Como o Dia das Mães é a data mais importante para o varejo no primeiro semestre, ela funciona como uma prévia para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2016. O que se vê é que os resultados não devem ser bons.