O número de smartphones vendidos no ano passado foi 23% maior, frente a 2013, segundo pesquisa da consultoria Gfk. Essas vendas totalizaram um faturamento de US$ 381 bilhões, valor 15% maior que o verificado um ano antes – o que pode demonstrar uma queda no valor unitário dos aparelhos, segundo a consultoria.
A América Latina foi o grande destaque, pois o número de aparelhos vendidos foi 59% maior – foram 109,5 milhões de unidades vendidas. Em valor, a variação foi 52% maior que 2013, totalizando US$ 31,4 bilhões.
Para este ano, no entanto, espera-se um aumento de 14%. “Prevemos que regiões emergentes impulsionem o crescimento em 2015 à medida que os smartphones penetrem ainda mais nas faixas de preços mais baixos?, disse, em nota, Kevin Walsh, diretor de tendências e previsões da consultoria.
Segundo a empresa, smartphones com preços acima de US$ 150 terão queda em sua participação de mercado. Já, as vendas de aparelhos com faixa de preço entre US$ 100 e US$ 150, ficarão estáveis, enquanto os smartphones mais baratos, com preço abaixo de US$ 100 ganharão espaço.
Outra tendência é a prevalência de aparelhos de telas maiores. Em 2015, eles devem superar, pela primeira vez, as vendas de aparelhos com telas de 4 a 4,5 polegadas
Em termos de volume de vendas e faturamento futuro quem continuará despontando no mercado é a China. Em 2014, o país vendeu 392,8 milhões de unidades, um aumento de 9% na comparação com 2013. Em faturamento, o crescimento foi de 10%, alcançando um valor de US$ 99 bilhões.
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